Medicina impressa: Avas21 aplica tecnologia 3D no ensino médico


19 de novembro de 2018


Peças anatômicas de ossos, olhos, além da estrutura interna do aparelho auditivo. Embora ainda esteja em fase de teste, o uso da impressora 3D na Faculdade de Medicina da UFMG já é uma realidade. A proposta é ajudar no desenvolvimento do ensino médico e contribuir para a área da saúde e melhoria de vida dos pacientes.

Impressora 3D da Faculdade de Medicina cria protótipo de osso. Foto: Carol Morena.

Na instituição, a impressora faz parte da política do Ambiente Virtual de Aprendizado em Saúde do Século 21, Avas21, que propõe, justamente, a aproximação entre o ensino e a tecnologia. Uma parceria com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por exemplo, permitiu que fossem produzidos modelos virtuais em 3D do barbeiro transmissor da Doença de Chagas.

De acordo com a coordenadora do programa, Rosália Torres, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, a partir das imagens do barbeiro serão impressos modelos tridimensionais do aparelho bocal do inseto, conhecido como aparelho picador sugador. Essa região é  parte determinante para distinguir a espécie que transmite a doença. “Esse material pode ser utilizado para auxiliar no treinamento dos agentes comunitários para que possam ensinar a comunidade a diferenciar os insetos”, comenta Rosália.

Além dessa aplicação no ensino, a tecnologia 3D pode ser usada no cuidado da saúde. “A impressora pode produzir próteses. Por exemplo, a pessoa sofreu um acidente e perde uma parte do osso do crânio. Através de uma tomografia, é possível ver a parte do osso que ela perdeu e produzir essa parte de maneira fidedigna na impressora 3D”, conclui a coordenadora.

Arte: CCS

Seminário Avas21

Com o tema “Tecnologia aplicada ao ensino de saúde”, o programa de Ambiente Virtual de Aprendizado em Saúde do Século 21, Avas21, irá promover a terceira edição de seu seminário. O evento ocorrerá em 30 de novembro, no Auditório Cetes, da Faculdade de Medicina da UFMG, das 13h às 18h. As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online.