Medicina oferta primeira disciplina integralmente em inglês

Disciplina visa internacionalização da Faculdade de Medicina da UFMG.

19 de agosto de 2019

Foto: Carol Morena

O que a epidemia de Ébola, doença que se alastra na República Democrática do Congo, tem a ver com o Brasil? Quais são os aspectos internacionais do rompimento das barragens em Brumadinho e Mariana? Gerir crises de saúde internacional e compreender como os países e grandes organismos internacionais operam com o conceito de saúde global e diplomacia são objetivos da disciplina “Saúde global e diplomacia – conceitos operacionais e práticos contemporâneos”, que inicia nesta terça-feira, 20 de agosto, na Faculdade de Medicina da UFMG. E para falar a mesma língua que as instituições internacionais, que adotam o inglês como língua padrão, a disciplina será ministrada integralmente em inglês, oferta inédita na Instituição.

A iniciativa se soma as ações para internacionalização da Faculdade de Medicina da UFMG. A disciplina é ofertada às terças-feiras, das 17h às 20h, na sala 171 da Unidade, pelo professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Ulysses de Barros Panisset, coordenador do Centro de Relações Internacionais (Crinter) da Unidade. A oferta integra a Formação Transversal em Estudos Internacionais da Universidade, com o apoio do Crinter e do Departamento de Medicina Preventiva e Social.

“O Ébola, por exemplo, pode respingar em outros países através das fronteiras e causar uma epidemia global. Então, a ideia é compreender como os países podem gerir crises de saúde internacional e familiarizar sobre como os grandes organismos internacionais operam. Sobre o rompimento das barragens, vamos falar sobre as características internacionais desse crime, uma vez que empresas internacionais são sócias das mineradoras e também deram pareceres técnicos”, explica o professor Ulysses de Barros Panisset.

Todas as aulas serão em inglês, da introdução até o último dia. “A primeira condição para participar de qualquer crise é que consiga se comunicar na língua científica, que é o inglês”, comenta Panisset. A turma para este semestre já está fechada e conta com 10 participantes de diferentes áreas da UFMG. No entanto, o professor adianta que para o próximo semestre serão ofertadas o dobro de vagas.

Inovação

A disciplina também inova em seu formato. “Nas últimas aulas, faremos uma simulação de crise, em que poderão participar outros alunos de fora da turma. Vamos apresentar um roteiro de uma crise, que começa em Belo Horizonte, e que seja administrada por multiprofissionais, como diplomatas, engenheiros e sanitaristas”, conta o professor.

Preparação

A oferta pioneira na Faculdade de Medicina será uma preparação para outras atividades que visam a internacionalização. “No ano que vem, o Departamento de Relações Internacionais da UFMG nos solicitou que organizássemos o curso de saúde global para estudantes estrangeiros e qualquer pessoa que queira participar. Além disso, teremos outros cursos com essa proposta de internacionalização”, comenta o professor.

Estudos internacionais

Lançada neste segundo semestre, a Formação Transversal em Estudos Internacionais tem como objetivo trabalhar com temas de natureza internacional ou comparada para proporcionar aos estudantes uma ambiência plural em termos nacionais, étnicos e valorativos. Além da oferta da Medicina, os alunos podem cursar outras 17 disciplinas (confira aqui), de 15 departamentos. A formação concede certificado ao estudante que integraliza 360 horas-aula nas disciplinas ofertadas.

O inglês e o espanhol são os idiomas em que serão ministradas as matérias, que vão de constitucionalismo e democracia em perspectiva comparada a epidemiologia da saúde bucal, de arte e cultura em língua espanhola a produção sustentável de alimentos em ambiente tropical. Podem cursar aulas estudantes matriculados em qualquer curso de graduação da UFMG, diurno ou noturno, e de qualquer das grandes áreas do conhecimento (Ciências da vida, Humanidades e Ciências exatas e tecnológicas).