Medicina retoma aulas com ações contra gripe A

12 de agosto de 2009

Vírus da Infuenza A-H1N1 Foto: CDC Influenza Laboratory / capa da Revista Médica de Minas Gerais

As aulas na Faculdade de Medicina recomeçam amanhã, 13, com algumas medidas adotadas para a prevenir e conscientizar sobre a pandemia da gripe A, especialmente no que se refere à disseminação de informações sobre a nova doença.

Como medida preventiva, o Centro de Graduação suspendeu a Aula Inaugural, atividade tradicional de recepção dos estudantes de Medicina do quinto período, que passam a ter aulas no campus Saúde, ao invés do campus Pampulha, onde estavam desde o primeiro período.

Um cartaz contendo medidas de prevenção e controle da nova gripe foi colocado entre os elevadores, em todos os andares do prédio da Faculdade e nas outras unidades do campus Saúde.

Orientações de prevenção e controle da nova gripe estão descritas logo na entrada da Unidade, em banner de 1,75m x 0,90m. Em formato menor, a peça está disponível para reprodução na página principal do site.

A Revista Médica de Minas Gerais (RMMG) publicou uma edição especial sobre a Influenza A – H1N1. Com prefácio do ministro da Saúde José Gomes Temporão, a revista científica traz artigos sobre diferentes aspectos relativos ao enfrentamento da doença.

Enquanto a área de Web da RMMG prepara a versão eletrônica, prevista para a próxima semana, alguns arquivos estão publicados logo abaixo em PDF. Também estão publicados nesta página outras informações relativas à doença.

O mais importante porém é que toda a sociedade se conscientize da importância de se tomar todas as medidas preventivas. É fundamental que todos façam sua parte na prevenção da gripe A. A Medicina está fazendo a dela. E você?

Fique atento ás medidas de prevenção e controle:

Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar a disseminação de aerossóis;
Manter ambientes ventilados;
Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis. Caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas;
Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem evitar aglomerações e ambientes fechados;
Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso

.

Revista Médica de Minas Gerais (PDF)
Editorial _ ministro Jose Gomes Temporao