Medidas tomadas durante a pandemia favoreceram permanência de estudantes na UFMG

16 de novembro de 2022 - , ,

Máscaras e distanciamento colaboram para que retorno às atividades presenciais ocorra em segurança
Máscaras e distanciamento possibilitaram retorno gradual das atividades presenciais em 2021. Foto: Foca Lisboa | UFMG

A combinação de medidas de gestão acadêmica adotadas durante a vigência do ensino remoto – flexibilização dos critérios para matrícula, das normas de trancamento parcial e total das atividades acadêmicas curriculares nos cursos de graduação presenciais e suspensão do desligamento de estudantes por infrequência – com ações de assistência estudantil, principalmente aquelas voltadas para a inclusão digital, foi decisiva para garantir a permanência dos estudantes da UFMG no auge da crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19.

É o que revela relatório produzido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), que analisou as ocorrências de trancamento de matrícula e a perda do vínculo com a Universidade no período de 2014 a 2021. O documento também permite analisar, com recortes de gênero, idade, modalidade de ingresso, entre outros, fatores como o número médio de estudantes que efetuam trancamento parcial ou total de matrícula a cada período letivo e o percentual de estudantes que solicitam desistência formal ou são desligados automaticamente a cada semestre, nos termos do artigo 87 das Normas Gerais de Graduação.

Em 2020, ano de eclosão da pandemia, o percentual de estudantes com vínculo inativo na universidade oscilou de 4,4%, no primeiro semestre, para 4,7%, no segundo semestre. Em 2021, o percentual havia sido de 3,2% e 4,5%, respectivamente. Para efeito de comparação, em 2019, ano em que foram implementadas as novas Normas Gerais de Graduação, as mesmas taxas semestrais oscilaram no patamar de 7,8% e 7,7%.

Vínculo inativo na UFMG (linha azul) manteve-se estável ao longo da pandemia, com queda observada no primeiro semestre de 2021.
Vínculo inativo na UFMG (linha azul) manteve-se estável ao longo da pandemia, com queda observada no primeiro semestre de 2021Setor de Estatística da Prograd | Adaptação Núcleo Web Cedecom UFMG

O vínculo inativo está relacionado ao desligamento de estudantes da Universidade sem a conclusão do curso, inclusive de forma voluntária. Os percentuais de cada ocorrência referem-se ao total de matriculados em cada semestre nos cursos presenciais de graduação (na faixa de 32 a 33 mil no período analisado).

Saiba mais no site da UFMG.

Alessandra Ribeiro (Centro de Comunicação da UFMG) | Com Assessoria de Comunicação da Prograd