Mídias sociais são aliadas de pacientes com lúpus durante quarentena

Facebook e Instagram são plataformas utilizadas por programa da Faculdade de Medicina da UFMG para divulgar dicas de saúde e informações sobre a doença.

06 de agosto de 2020 - , , ,

Convite para seguir as redes sociais do projeto. Confira links no texto.

Durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de covid-19, o projeto de extensão do Grupo de pesquisa em Lúpus Eritematoso Sistêmico está reforçando o uso do projeto Mídias Sociais e Educação em Saúde. Professores de reumatologia da Faculdade de Medicina da UFMG e alunos da graduação promovem educação em saúde e cuidam, remotamente, dos pacientes e de seus familiares.

O projeto usa o ambiente do Facebook e Instagram para divulgar dicas de saúde, informações sobre a doença, tratamento e qualidade de vida, além de respostas e inúmeras dúvidas. “As páginas são destinadas à educação e informação de pacientes com Lúpus e seus amigos, e familiares, tudo isso fora do tempo da consulta e do ambiente hospitalar. Para este ano foram produzidos vários posts sobre a covid-19”, conta Cristina Lanna, professora do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG.

O projeto faz parte do Programa Atendimento do Paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico e Seus Familiares. Saiba mais na reportagem da série “Janelas: da Universidade para a comunidade”.

“Como estamos em isolamento social, usar as mídias sociais e as cartilhas em arquivo eletrônico é uma ótima estratégia para mantermos a divulgação/educação dos pacientes, bem como os projetos de Extensão”

Além da professora Cristina Lanna, coordenadora, há participação das professoras Rosa Weiss Telles, Fabiana Miranda Moura e Debora Cerqueira Calderaro.

Confira as redes do projeto e se informe sobre lúpus:

Cartilhas

Além disso, o Programa também oferece o projeto Sala de Espera, uma estratégia de informação para o paciente com lúpus por meio de distribuição e explicação de cartilhas. O material contém informações objetivas e mais específicas sobre vários temas, tais como “Gravidez e Lúpus”, “Vacinação”, “Protetor Solar”, entre outros.

Todas cartilhas estão disponíveis no Ambulatório de Reumatologia do Bias Fortes, parte do Hospital das Clínicas UFMG/EBSERH, e são distribuídas durante o tempo de espera da consulta.

Clique para acessar as cartilhas sobre lúpus.