Morre Izabel dos Santos, referência em Saúde Pública


03 de dezembro de 2010


Foto: Arquivo Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES/Ministério da Saúde

Enterrada hoje em Pirapora, norte de Minas Gerais, a enfermeira Izabel dos Santos, parceira importante em várias iniciativas e projetos desenvolvidos no Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG. Reconhecida como uma das pessoas que mais lutou em defesa da qualificação do trabalhador de nível técnico em saúde no Brasil, Izabel faleceu na quarta-feira, 1º de dezembro, aos 83 anos.

Mulher, negra, comunista, sempre contestava as desigualdades e injustiças, inconformada diante da assistência de enfermagem não condizente com as necessidades de saúde da população, pelo desinteresse na qualificação dos profissionais de enfermagem de nível médio.

Izabel aposentou-se como enfermeira no Ministério da Saúde, mas atuava como consultora do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, (Profae/Deges/MS).

Em 1989, Izabel dos Santos foi homenageada pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, que inaugurou a Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS).

* Redação com Assessoria de Comunicação do Nescon