Mostra apresenta inovações tecnológicas para aprendizado de Saúde

27 de abril de 2017

Mostra integra programação do Avas21

Recursos tecnológicos utilizados no ensino da Saúde estão sendo apresentados no saguão da Faculdade de Medicina da UFMG hoje, 27 de abril, durante a 2ª Mostra do Ambiente Virtual de Aprendizado em Saúde do século XXI (Avas21), nesta quinta-feira até as 19h.

A mostra busca possibilitar o acesso da comunidade às tecnologias aplicadas em Saúde desenvolvidas dentro da Instituição, e vai permitir a sensibilização de novos alunos, professores e entusiastas para a utilização de ferramentas tecnológicas dentro da sala de aula.

Simulação proporciona experiência prática no ensino.

Estão expostos ao público instrumentos utilizados por setores como o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), Centro de Informática em Saúde (Cins), Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), o Laboratório de Simulação (Labsim), entre outros.

Complemento no ensino
“As novas gerações que estão chegando aos cursos de saúde já são alfabetizadas em tecnologia, não justifica a gente apresentar para elas um ensino que é absolutamente tradicional”, Analisa a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade e uma das organizadoras do evento, Rosália Torres.

Para ela, o uso das tecnologias na sala de aula pode ser compreendido como um processo auxiliar no aprendizado do aluno, por meio do uso de imagens e vídeos em 3D, simulações gráficas de cirurgias e casos clínicos. “É preciso seduzir o aluno para o ambiente dele, que é totalmente digitalizado”, justifica a professora.

A tecnologia pode ainda auxiliar em situações em que o aprendizado pode ser invasivo para os pacientes. As simulações em manequim, por exemplo, permitem a realização de exames ginecológicos, por exemplo, sem a exposição do paciente.

Geovana visitou a mostra durante a manhã de hoje

Para a psiquiatra Geovana Mol, formada em 2011 pela UFMG e aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG, o uso da tecnologia no ensino de saúde é muito benéfico e traz muitos avanços. “Treinar durante a fase da Faculdade é essencial, e aqui a simulação é muito semelhante”, opina.

Avas21
A Mostra integra a programação do 2º Seminário do Ambiente Virtual de Aprendizado em Saúde do século XXI: Ensino mediado por tecnologia e a expansão da sala de aula, o AVAS 21, que acontece esta tarde no Auditório do Cetes, no 6º andar da Faculdade de Medicina da UFMG.

Assista a transmissão ao vivo pela página do evento.

Leia também: Faculdade realiza mais uma edição do Seminário e Mostra Avas21.

Acesse a página do Avas21.