Mostra de Atenção Primaria à Saúde premia equipes vencedoras


12 de dezembro de 2018


Mesa de honra da 1ª Mostra de Atenção Primária à Saúde. Foto: Carol Morena

Cinco vídeos foram premiados na 1ª Mostra de Atenção Primária à Saúde que aconteceu nesta quarta-feira, 14 de dezembro, na Faculdade de Medicina da UFMG. As produções foram feitas por estudantes do curso de Medicina, com relatos de experiências de sucesso na Atenção Primária, e concorreram à premiação em duas categorias: votação online e júri científico.

“A intenção da Mostra é incentivar os alunos a pensarem foram da caixinha e apresentar ao público e à comunidade acadêmica o que é a Atenção Primária”, explica o professor do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Nathan Mendes, um dos organizadores do evento. A professora do Departamento de Medicina Preventiva Social, Alaneir de Fátima dos Santos, também da equipe organizadora, ainda enfatizou que foi importante ter a parceria com a Secretária Municipal de Saúde na realização do evento, já que os vídeos foram gravados nas unidades de saúde, onde os alunos exercem a parte prática da disciplina com colaboração dos profissionais de cada uma.

Na votação online, foi escolhido o vídeo intitulado “CSCC Acolher bem para melhor servir”, em primeiro lugar; o vídeo “Centro de Saúde Cidade Ozanan: um exemplo de alcance de metas nas campanhas de vacinação” em segundo; e em terceiro lugar o vídeo “Academia da Cidade: Saúde em Movimento”.

O vencedor dessa categoria também foi premiado pelo júri científico que escolheu mais três vídeos: “A academia da cidade como promotora da saúde integral”; “De mãos dadas com a comunidade”; e “Academia da cidade: saúde em movimento”, sem ranqueamento.

De acordo com a estudante, Isadora Gonçalves Roque, integrante da equipe vencedora na votação popular e escolhida pelo júri científico, participar da disciplina sobre a Atenção Primária a Saúde foi importante por ser a primeira prática no ciclo básico do curso. “Também foi muito bom poder mostrar pros demais colegas tudo que a gente vivenciou no nosso Centro de Saúde Carlos Chagas, referência no atendimento da população que a gente entende que normalmente é excluída socialmente, como pessoas em situação de rua”, comenta.

“Quanto a ganhar, tanto no júri popular quanto no científico foi sensacional, porque nos esforçamos muito pra fazer esse vídeo. Realizamos um trabalho em equipe muito bom para nossa turma”, completa Isadora Gonçalves. Para Ana Júlia Gonçalves, integrante da equipe também selecionada pelo júri, a mostra foi importante para o aprendizado, “já que leva os alunos a buscarem ativamente o maior aprofundamento dos seus conhecimentos. E acho que essas novas formas de comunicação na Universidade são muito proveitosas à medida que traz o nosso cotidiano para o aprendizado”, afirma.

Para ver os vídeos e ter mais informações, acesse www.medicina.ufmg.br/mostraaps/.

Confira as fotos: