Mostra premia trabalhos feitos por alunos na Atenção Primária

Alunos vivenciaram a realidade do serviço de saúde em Belo Horizonte para escolher o tema dos seus vídeos


04 de dezembro de 2019 - , , , ,


A premiação dos trabalhos da 3ª Mostra de Atenção Primária ocorreram hoje, 4 de dezembro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. Os alunos da disciplina de Introdução à Atenção Básica I, II e III apresentaram suas produções para uma banca avaliadora. Três trabalhos venceram pela votação popular e outros quatro ficaram em primeiro lugar de suas turmas na votação pela equipe científica.  

Confira o depoimento de alguns dos participantes: 

1º Lugar da votação popular e 1º lugar na votação científica da sala B3

Lian Gong: Terapêutica oriental como ampliação do cuidado integral e contínuo. 

“Foi uma experiência muito enriquecedora em vários sentidos. Já havíamos tido, no 1º período, na disciplina de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde, uma introdução ao conceito de Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Agora no 2º período, ao realizar esse trabalho, pudemos ver por meio do Liam Gong, a PIC que foi abordada no nosso vídeo e tamanha importância da sua implementação pelo SUS, não só como terapêutica e auxiliar do tratamento, mas também como forma de prevenção e promoção do cuidado integral, tanto físico quanto mental”, relatou Maria Clara Alves Pinto, integrante do grupo. 

1º lugar na votação científica da sala D2 e 2º lugar da votação popular

Você sabe o que é matriciamento?

“Foi muito legal fazer o trabalho, porque vivenciamos três reuniões de matriciamento e gostamos da proposta. No processo de produção do nosso vídeo, que foi uma simulação, escrevemos um roteiro e todo mundo ajudou e contribuiu. Esse processo durou cerca de duas semanas”, contou Iago Augusto Ferreira, um dos vencedores.

1º lugar na votação científica da sala C4 e 3º lugar da votação popular

Prevenção na Saúde Pública: Vacinas

“Como fizemos sobre o tema de vacinas, pesquisamos em várias fontes de informação oficiais como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) e aprendemos com profundidade sobre essa temática. O nosso objetivo principal era trazer informação de qualidade, de forma didática e dinâmica para a população, já que é um assunto que tem ganhado notoriedade nos últimos anos. A produção do vídeo em si foi trabalhosa, mas acredito que valeu a pena o nosso esforço”, observou Mariana Fonseca de Calazans, uma das produtoras do vídeo. 

1º lugar na votação científica da sala A3

O Centro de Zoonoses no Centro de Saúde Padre Tarcísio – um exemplo de cuidado

“O projeto agregou muito na nossa formação e foi uma experiência muito boa, visto que pudemos ver mais de perto e pesquisar mais sobre o tema retratado no nosso vídeo, passando esse conhecimento para a comunidade acadêmica e mostrando uma realidade do nosso centro de saúde que muitas pessoas não conhecem. Também aprendemos com os colegas sobre a abrangência do SUS e pudemos conhecer um pouco mais sobre outros centros de saúde de Belo Horizonte”, comentou Marianny Rodrigues de Andrade, uma das estudantes que compõe o grupo. 

Confira todos os vídeos produzidos clicando aqui.