Acesso interno

Multiplicidade de saberes marca recepção da Radiologia

Calouros foram recebidos pela Faculdade, Fump e Biblioteca do Campus Saúde.


03 de março de 2020 - , , , ,


Recepção marca início de ciclo. Foto: Carol Morena.

Os calouros do curso Superior de Tecnologia em Radiologia foram recebidos na Faculdade de Medicina com celebração da heterogeneidade de saberes. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 3 de março. Deram as boas-vindas representantes da Faculdade, da Fundação Mendes Pimentel (Fump) e da Biblioteca.

Yago Viana. Foto: Carol Morena.

Um dos novos alunos, Yago Viana conheceu a área da saúde quando cursava gastronomia em Porto Alegre. “Li o currículo e fiquei interessado pela parte de patologia e imagem. Gostaria de seguir carreira acadêmica, fazer iniciação científica e aproveitar o máximo que puder da Faculdade”, projeta o calouro, que é natural de Oliveira (MG).

Calouros foram recebidos pela Faculdade, Fump e Biblioteca do Campus Saúde.
Thyago Reis. Foto: Carol Morena.

Por outro lado, alguns novatos chegaram à Radiologia por outros interesses. “Gostava de física no ensino médio e gostei do currículo do curso. Espero adquirir muito conhecimento nesse tema”, diz Thyago Reis, calouro morador de Belo Horizonte. Já a colega Uyara Fagundes se empolga com outro campo de saber. “Tenho vontade de trabalhar em hospitais e o que me despertou para o curso foi a anatomia”, conta a jovem, que mora em Betim (MG) e conheceu a Radiologia na Mostra de Profissões da UFMG de 2018.

Uyara Fagundes. Foto: Carol Morena.

A inserção no mercado também foi um destaque entre os que ingressam no curso no primeiro semestre de 2020. “Acho que existe uma grande área de aplicação e uma ampla inserção no mercado de trabalho. Gostei de tudo à primeira vista”, relata Maria Eduarda, caloura que reside em Belo Horizonte.

Maria Eduarda. Foto: Carol Morena.

O professor e chefe do Departamento Anatomia e Imagem, Paulo Márcio Campos, ressaltou essa diversidade. “Nosso curso tem a característica particular de ser heterogêneo. Temos professores físicos, tecnólogos em radiologia, cientistas da computação, médicos, entre outras áreas. É a união de vários saberes que nos dá a possibilidade de crescer muito com as competências”, afirmou.

“Esse é nosso curso caçula e temos um carinho especial. Tive a honra de encontrar egressos trabalhando, até já fiz exames feitos por esses colegas”, contou o diretor da Faculdade, Humberto José Alves. “Vamos dar o melhor para que nós possamos fazer o papel que a sociedade nos colocou: fazer o melhor para vocês”, garantiu o diretor. Pela Instituição, ainda estiveram presentes membros da Coordenação do Curso, Centro de Comunicação Social e Superintendência Administrativa.

Mesa composta por professores da Faculdade. Foto: Carol Morena.

“Mantenham a chama acesa, o sonho presente”, aconselha o diretor.

Confira fotos do evento: