Acesso interno

Napem leva programação especial para Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG


18 de maio de 2021 - , , ,


De 17 a 21 de maio, a UFMG realiza sua IX Semana de Saúde Mental e Inclusão Social. O evento é uma realização da Comissão Permanente de Saúde Mental, da Rede de Saúde Mental, da Universidade de Direitos Humanos (UDH) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.

Entre os diversos eventos programados, estão atividades preparadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem). Toda a programação pode ser acompanhada virtualmente.

Roda de Conversa

Na quarta-feira, 19 de maio, às 16h, acontece a roda de conversa “5a Conferência de Saúde Mental: ideias e debates para a saúde mental no século 21”. O evento pretende debater a 5a Conferência Nacional de Saúde Mental e realizar um resgate histórico das conquistas da Reforma Psiquiátrica no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentar os dados epidemiológicos disponíveis e descrever os fundamentos teóricos que desafiam a saúde mental no século 21.

Participam da conversa Marta Soares, Ana Marta Lobosque, Marisa Helena Alves, Hélio Lauar de Barros, Marina Nascimento, Luynne Lana, Aruá Siman, Silvia Vilarejo, Regina Céli Fonseca Ribeiro, Teresa Kurimoto e Yascarah Silva. A mediação do evento será do professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) da Faculdade e coordenador do Napem, Helian Nunes.

A roda é organizada pela professora do MPS, Elis Borde, e pelos professores Itamar Sardinha (professor aposentado e colaborador do Napem) e Helian Nunes. A ação tem apoio da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LIASC) e da Liga Acadêmica de Humanidades Médicas (LAHUM).

Assista a conferência pelo canal da Proex no YouTube.

Relaxamento

O psicólogo voluntário do Napem, Thiago de Sousa Freitas Lima, trará a oficina Entre Toques e Telas: pequenas paradas para gestão do cuidado. Ele ensinará técnicas de relaxamento, conscientização e sensibilização corporal, buscando auxiliar no cuidado do dia a dia em rotinas permeadas pelo ensino a distância e o trabalho remoto.

A atividade acontece no dia 20, às 17h30. Interessados podem participar através da reunião no Google Meet.

Exposição

A exposição En-tarde-SER tem fotografias de Maria Aparecida Miranda da Silva e Paulo Sergio Carneiro Miranda, textos poéticos selecionados por Cecilia Caram, da equipe do Napem e estará disponível online durante a Semana de Saúde Mental. Com montagem de Mateus Lima Veras, estudante de Medicina, a exposição tem colaboração do professor Rodrigo Modesto Gadelha Gontijo, do Departamento de Anatomia e Imagem, que representa no Napem o curso de Tecnologia em Radiologia.

Para conferir, acesse o canal da UDH no YouTube.

MedCine
A última sessão do MedCine Virtual, realizada em 12 de maio, debateu saúde mental e integração social através do longa italiano “Si Può Fare – Dá Pra Fazer”. O evento foi gravado e pode ser assistido durante a Semana de Saúde Mental pelo canal do MedCine no YouTube. Leia mais clicando aqui.

Leia mais em: