Nescon abre curso de aperfeiçoamento sobre cuidados para o desenvolvimento da criança


21 de fevereiro de 2025 - ,


Foto: Divulgação / Nescon

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG está com inscrições abertas para o curso de atualização “Abordagem Cuidados para o Desenvolvimento da Criança na Atenção Primária à Saúde“. Totalmente gratuito e na modalidade EAD, o curso tem carga horária de 30 horas.

Voltado para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), o curso busca capacitar os participantes para promover o desenvolvimento global das crianças, fortalecendo as habilidades parentais e o vínculo entre cuidadores e crianças. Seu diferencial está na metodologia interativa, com conteúdos aplicáveis à rotina da APS, tomando a aprendizagem mais dinâmica e prática.

O conteúdo é dividido em quatro unidades:

  • Unidade Introdutória: aborda os fatores de risco e proteção para o desenvolvimento infantil, os programas de promoção do desenvolvimento infantil e o Modelo Nurturing Care. Além disso, apresenta estudos sobre a implementação da abordagem Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) em outros países e como ela se insere no contexto das políticas e dos programas de saúde da criança no Brasil.
  • Unidade 1: Cuidados Responsivos: aborda o conceito e a importância do cuidado responsivo para o desenvolvimento infantil e exercita a observação da interação entre a criança e os cuidadores, identificando as habilidades parentais de sensibilidade e responsividade.
  • Unidade 2: O desenvolvimento infantil e o brincar: discute como o desenvolvimento infantil acontece e a importância da neuroplasticidade e dos períodos sensíveis para cada área do desenvolvimento durante a infância. Discute, também, a importância do brincar e as estratégias para brincar e se comunicar com a criança de acordo com a faixa etária dela.
  • Unidade 3: CDC na prática: demonstra a aplicação da abordagem CDC em situações clinicas simuladas, por meio de vídeos para que os participantes possam conhecer e refletir sobre o passo a passo desta abordagem em diferentes situações clínicas.
  • Unidade 4: Situações desafiadoras: discute como a abordagem CDC pode ajudar a prevenir e lidar com situações desafiadoras como a depressão materna, a violência contra a criança e o cuidado com a criança com deficiência

O curso tem o potencial de aprimorar o atendimento a crianças menores de 5 anos e suas famílias no SUS. Profissionais capacitados estarão mais preparados para oferecer um cuidado qualificado, inclusive em regiões de difícil acesso, e para atender às necessidades específicas de famílias e crianças em situações de vulnerabilidade.

As inscrições estão abertas a partir de 21 de fevereiro de 2025. O curso já pode ser iniciado e deve ser concluído até 21 de fevereiro de 2026. Podem se inscrever profissionais da área da saúde, como enfermeiro, médico, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e terapeutas ocupacionais.

Clique aqui para acessar o site do curso para mais informações

Mais informações podem ser encontradas no site do Nescon ou através do e-mail: secretariacursos@nescon.medicina.ufmg.br.

Nescon

O Nescon é um órgão complementar da Faculdade de Medicina e foi fundado em 1983. Sua finalidade é contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Para isso, o núcleo atua na qualificação de trabalhadores da rede, no desenvolvimento de pesquisa aplicada e na prestação de serviços de assessoria e consultoria a instituições diversas.