Nescon oferece curso de aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos
14 de fevereiro de 2025 - Cuidados paliativos, Curso, nescon, Una-Sus
O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG está com o curso aberto de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos da Rede de Atenção à Saúde do SUS. O curso, oferecido na modalidade EAD, conta com carga horária de 210 horas e é gratuito.
O curso abordará cuidados paliativos como prática multiprofissional, com foco nas necessidades clínicas, psicossociais da pessoa, em diferentes cenários de atenção à saúde domicílio, Instituição de Longa Permanência (ILP), unidade hospitalar, ambulatorial ou especializada.
O objetivo geral do curso é ampliar a qualificação dos profissionais de saúde para a prática do cuidado paliativo na Rede de Atenção à Saúde (RAS), de acordo com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), utilizando a multiprofissionalidade como estratégia de organização e efetivação do cuidado.
Os temas abordados no cursão serão:
- Sistema Único de Saúde: organização e funcionamento da RAS, transversalidade, capilaridade, integralidade e gestão pactuada entre os diferentes serviços e setores para o cuidado coordenado e integrado.
- Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP): princípios, diretrizes e objetivos do cuidado paliativo nos diferentes cenários da RAS.
- Serviços e cuidados paliativos na RAS: processo de trabalho em saúde, trabalho em equipe, equipes de matriciamento e assistenciais em cuidados paliativos na implementação dos serviços assistenciais de cuidado paliativo na RAS.
- Apoio Matricial: conceito, ações, procedimentos, processo de comunicação, projeto terapêutico singular, reunião multiprofissional e visita domiciliar.
- Telessaúde: tecnologias da informação e comunicação à distância em saúde na RAS.
- Princípios e diretrizes do cuidado paliativo: conceito, princípios e história do cuidado paliativo no Brasil, avaliação da pessoa no contexto do cuidado e critérios de elegibilidade.
- Assistência à pessoa em cuidado paliativo: sinais e sintomas comuns, síndromes clínicas relacionadas à progressão da doença, principais procedimentos em cuidados paliativos, sinais e sintomas e intervenções na morte iminente, perdas e luto, espiritualidade, o cuidador e o impacto do cuidado.
Para o profissional, o curso pode gerar ganhos como a aquisição de competências técnicas, clínicas e de gestão da abordagem paliativa na RAS, de acordo com os princípios e diretrizes da PNCP. O profissional poderá aplicar os conhecimentos para oferecer cuidado integral e humanizado à pessoa em situação de necessidade de cuidados paliativos atuando de forma multiprofissional e integrada na RAS. Além disso, o aprendizado ainda pode contribuir para a integralidade da assistência paliativa na RAS, refletindo na gestão da saúde humanizada e centrada nas necessidades da pessoa em diferentes cenários de atenção, incluindo regiões de difícil acesso e populações vulneráveis.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho de 2025. O curso já está disponível para ser iniciado e tem seu término até o dia 14 de dezembro de 2025. O público-alvo são profissionais da área da saúde (Assistente social, Enfermeiro, Médico, Psicólogo, Farmacêutico, Fisioterapeuta Fonoaudiólogo, Cirurgião dentista, Nutricionista e/ou Terapeuta ocupacional).
Neste primeiro momento, serão ofertadas 5 mil vagas, e espera-se que o curso oferte uma segunda etapa com mais vagas. O curso ainda contará com certificação e oferecerá 14 créditos, estruturado em 03 (três) eixos temáticos e 07 (sete) módulos cujas ementas e objetivos reportam ao conteúdo de cada módulo e respectivas carga horária e atividades avaliativas.
O projeto é coordenado pelo professor Helian Nunes de Oliveira, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, pela professora, Maria Auxiliadora Cordova Christofaro e pelo professor, Joaquim Antônio César Mota.
Mais informações podem ser encontradas no site do Nescon ou através do e-mail: secretariacursos@nescon.medicina.ufmg.br.
Nescon
O Nescon é um órgão complementar da Faculdade de Medicina e foi fundado em 1983. Sua finalidade é contribuir para o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Para isso, o núcleo atua na qualificação de trabalhadores da rede, no desenvolvimento de pesquisa aplicada e na prestação de serviços de assessoria e consultoria a instituições diversas.