Nescon recebe inscrições para 14 cursos gratuitos
18 de março de 2019
Cursos voltados para profissionais da atenção básica, em diversas áreas, são ofertados na modalidade Educação a Distância.

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Nescon) está com inscrições abertas para 14 cursos de atualização. Para se matricular nas qualificações a distância, a data limite é 20 de novembro de 2019, com início imediato após a inscrição.
A participação, gratuita, pode ser requisitada no site do Nescon. Em geral, as qualificações abordam a atuação na Atenção Primária à Saúde. Quem conclui os cursos, tem direito a certificado emitido pela UFMG, desde que faça parte do público alvo. Demais interessados podem participar da qualificação, porém não recebem certificação de conclusão.

Confira, a seguir, a lista completa dos cursos em oferta:
Cuidado à Pessoa com Multimorbidade e Polimedicamentos
Qualificar o atendimento e o cuidado à pessoa com duas ou mais doenças crônicas é o objetivo do curso. Essa condição é frequentemente acompanhada de polimedicação ou polifarmácia, tópico que também é abordado no curso.
Público: Médico que atua na Atenção Básica de Saúde.
Curso de Aperfeiçoamento: Cuidado Paliativo em Atenção Domiciliar
Dividido em quatro módulos, esse curso aborda os fundamentos e os princípios de cuidado paliativo à pessoa em atenção domiciliar. Seja para pacientes adultos, adolescentes ou crianças.
Para este curso, excepcionalmente, as inscrições estão disponíveis até 2 de janeiro de 2020.
Público: Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Cirurgião Dentista (odontólogo), Psicólogo e Terapeuta Ocupacional que tenham registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Malária na Atenção Básica à Saúde
O curso aborda aspectos gerais e epidemiológicos da malária no Brasil, o ciclo do parasito e o diagnóstico epidemiológico, clínico e laboratorial, a vigilância, a prevenção, o controle e o tratamento da malária.
Público: Médicos vinculados ao SUS com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Para elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência
Aborda a atenção à saúde da mulher como uma das prioridades das políticas públicas de saúde do Brasil. Isso ocorre a partir da apresentação das principais correntes teórico-metodológicas que embasam a abordagem da violência em geral e, em especial, da violência contra a mulher.
Público: profissionais de saúde de nível superior.
Monitoramento e Avaliação de Serviço de Atenção Domiciliar
O curso aborda conceitos e bases de monitoramento e de avaliação como instrumentos de gestão tendo como foco o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no âmbito da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (RAS-SUS).
Público: Gestores de Serviço de Atenção Domiciliar do SUS, Profissionais de saúde (nível superior) das Unidades da Rede de Atenção à Saúde do SUS, Profissionais de saúde (nível superior) das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar do SUS e Profissionais de saúde (nível superior) das Equipes Multiprofissionais de Apoio do SUS, desde que tenham registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde
O curso expõe situações e problemas oculares frequentes no atendimento clínico-oftalmológico na Atenção Básica; orientações e encaminhamento para serviços de atenção oftalmológica do nível secundário e terciário.
Público: Médicos vinculados ao SUS com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sáude (CNES).
Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e visão
Esta qualificação busca promover a atualização dos profissionais sobre tecnologias assistivas, na habilitação e reabilitação da pessoa cega ou com baixa visão.
Público: Profissionais de saúde (nível superior e médio) e gestores do SUS, com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).
Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora
A qualificação aborda a habilitação e a reabilitação da pessoa com deficiência na habilidade física e autonomia motora e com utilização das órteses, próteses e meios auxiliares.
Público: Profissionais de saúde (nível superior e médio) e gestores do SUS, com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).
Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direito das pessoas com deficiência e audição
O curso busca promover atualização sobre tecnologias assistivas, na habilitação e reabilitação da pessoa surda ou com comprometimentos auditivos, em diferentes graus.
Público: Profissionais de saúde (nível superior e médio) e gestores do SUS, com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).
Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas: direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação
O curso aborda a habilitação e reabilitação de pessoas com capacidade de comunicação limitada ou comprometida.
Público: Profissionais de saúde (nível superior e médio) e gestores do SUS, com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).
Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde
Este curso tem como cenário a Atenção Básica e traz algumas das principais medidas de vigilância, de controle e orientações para o manejo clínico de agravos infectocontagiosos prevalentes no Brasil.
Público: Médicos vinculados ao SUS com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Oxigenoterapia e ventilação mecânica em atenção domiciliar
O curso aborda procedimentos e cuidados à pessoa em uso de oxigenoterapia ou ventilação mecânica no domicílio, em todas as modalidades de Atenção Domiciliar.
Público: Cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, médico, terapeuta ocupacional com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).
Princípios para o cuidado domiciliar por profissionais de nível superior
O curso expõe procedimentos que foram selecionados com base na frequência com que ocorrem no atendimento à pessoa em domicílio, e cuja complexidade e especificidade exigem a ação de profissional de saúde do nível superior.
Público: Cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e médico das equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e das Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) do SAD, com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).
Atenção domiciliar na rede básica de saúde
O curso mostra a assistência à pessoa em domicílio pelos serviços de Atenção Básica à Saúde como estratégia para a organização do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) na Rede de Atenção de Saúde do Sistema Único de Saúde (RAS-SUS).
Público: Profissionais de saúde (nível superior e médio) e gestores do SUS, com registro no Cadastro Nacional de Saúde (CNES).