Neuromodulação é tema de palestra nesta sexta

06 de junho de 2013

Nesta sexta-feira, 7 de junho, às 13h30, na sala SS146 – subsolo da Faculdade de Medicina da UFMG, o professor Paulo Sérgio Boggio, da Universidade Presbiteriana MacKenzie, apresentará palestra sobre o tema “Uso de neuromodulação não-invasiva na compreensão e intervenção de funções cognitivas”. A entrada é franca e aberta à participação de profissionais e estudantes interessados. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Mestre e doutor em psicologia, Boggio (Lattes) é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pesquisador colaborador na Harvard Medical School. Segundo ele, é possível aprimorar a memória por meio de técnicas de estímulo cerebral simples, as quais podem impactar positivamente pacientes com prejuízo nesse processo complexo.

Progressos tecnológicos e científicos na área da neurociência têm trazido novas possibilidades de compreensão da atividade cerebral. A partir desta perspectiva, o psicólogo investiga – nas áreas de psicologia experimental, neurociências e comportamento – funções cognitivas como memória, linguagem e atenção em cenários sociais complexos, e que já começam a resultar em avanços no conhecimento sobre a doença de Alzheimer e autismo.

A atividade é promovida pela Sociedade Interdisciplinar de Neurociência aplicada à Saúde e Educação (Sinapse) e pelo Laboratório de Investigações Neuropsicológicas do INCT Medicina Molecular (LIN).