Nota à comunidade: É hora de planejar o retorno às atividades de ensino

02 de junho de 2020 - , , , ,

À Comunidade Acadêmica da Faculdade de Medicina

Caros alunos, docentes, servidores e colaboradores,

Há mais de dois meses interrompemos as atividades presenciais em nossa Faculdade de Medicina da UFMG. Este período é complexo e desafiador. Estamos nos dedicando a reorganizar e a aprender a ressignificar nosso trabalho, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão, em meio a grave crise biopsicossocial,  sem precedentes, que é a pandemia da covid-19.

Nossa Faculdade tem participado de várias ações em diálogo com a sociedade e as autoridades sanitárias, com projetos de pesquisa e ações de extensão repercutidos na imprensa, além de amplamente divulgados em nossa página eletrônica e em nossas redes sociais.

Agora, é chegado o momento de planejar o retorno às atividades de ensino, seguindo as diretrizes do Comitê de Enfrentamento da UFMG, com grande representatividade. Teremos que reinventar nosso tempo, nosso espaço e nossas relações interpessoais no contexto de distanciamento social, que deverá ser mantido por muitos meses, ainda sem sabemos afirmar até quando.

Ainda que existam muitas perguntas, temos uma certeza: o caminho para essa reinvenção é uma construção coletiva, algo ainda por fazer, com base na colaboração, na solidariedade e na ciência.

A Faculdade já está se mobilizando.

O nosso Núcleo Docente Estruturante (NDE) retomou suas reuniões para repensar o projeto pedagógico dos cursos neste momento. Os colegiados também estão encaminhando essas discussões com os departamentos. Estamos trabalhando para que as reuniões da Congregação voltem a ocorrer brevemente, no formato virtual.

É muito importante que todas as ações para esta “nova normalidade” sejam coordenadas e articuladas de forma responsável, na preservação de dois princípios prezados por toda a UFMG: a equidade e a qualidade.

Assim, contamos com todos alunos, professores e funcionários técnicos-adminitrativos nos encontros virtuais que promoveremos para a troca de ideias, sugestões e, principalmente, para fortalecer nossos vínculos de cooperação. Pois, com serenidade, criatividade e boa comunicação, sairemos mais fortes.

Humberto José Alves
Diretor

Alamanda Kfoury Pereira
Vice-diretora

Assista a live sobre a retomada das atividades da UFMG com a participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, clicando aqui.