Nota de falecimento: José Carlos Brandão Duarte Lanna

29 de abril de 2024

O Departamento de Cirurgia (CIR) da Faculdade de Medicina da UFMG comunica, com pesar, o falecimento do professor José Carlos Brandão Duarte Lanna, ocorrido ontem, 28 de abril.

O velório será realizado hoje, 29 de abril, das 13h30 às 15h30 na capela nº 4 do Cemitério Parque da Colina (Rua Santarém, nº 50, Nova Cintra, Belo Horizonte).

José Carlos Brandão Duarte Lanna era aposentado do CIR como professor titular e foi patrono do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital das Clínicas (HC-UFMG). Era pai da professora do Departamento do Aparelho Locomotor (ALO), Cristina Lanna.

Homenagem ao Professor José Carlos Lanna
Sob o impacto da triste notícia do falecimento do Dr. José Carlos Brandão Duarte Lanna, ocorrido na tarde desse domingo, dia 28 de abril de 2024, venho em poucas palavras prestar-lhe uma singela homenagem.

O Dr. José Carlos Lanna, médico formado na UFMG em 1957, foi um cirurgião pioneiro na área da Cirurgia Pediátrica, em Belo Horizonte, Minas Gerais, tendo exercido essa especialidade no Hospital da Baleia e no Hospital das Clínicas da UFMG.

Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, aposentado, exerceu com dedicação, zelo e competência a docência na graduação, e a orientação de diversas Dissertações e Teses na Pós-Graduação. Publicou vários capítulos de livros e artigos científicos sobre as afecções cirúrgicas pediátricas, como hérnia inguinal, criptorquia, hipospádia, abdome agudo, entre outros.

O Dr. José Carlos Lanna foi responsável, juntamente com o Professor José Mariano Duarte Lanna Sobrinho, pela criação do Serviço de Cirurgia Pediátrica no HC-UFMG, em agosto de 1977. Ele teve a iniciativa de estruturar e organizar a Residência em Cirurgia Pediátrica do HC-UFMG, iniciada em janeiro de 1987, com o auxílio e a participação dos Professores Edson Samesima Tatsuo, Ricardo de Mattos Paixão e José Teixeira Guimarães. Exerceu durante cerca de 20 anos a Coordenação do Serviço de Cirurgia Pediátrica do HC-UFMG, com expressiva contribuição para a assistência cirúrgica especializada de centenas de crianças e adolescentes, e para a preceptoria e formação de dezenas de médicos-residentes de Cirurgia Pediátrica, nesse hospital universitário.

O Dr. José Carlos Lanna foi um dos sócios pioneiros e fundadores da Associação Brasileira Cirurgia Pediátrica, CIPE, criada em 1964, tendo participado ativamente de congressos e cursos dessa especialidade, em diferentes estados brasileiros, dando conferências e apresentando trabalhos, tendo em vista sua vasta experiência em cirurgia pediátrica.

Tive o grande privilégio de conhecer o Professor José Carlos Lanna ainda como aluno do curso médico – ele foi um dos professores homenageados por ocasião da minha Formatura, em dezembro de 1986. Foi meu preceptor de Residência Médica e orientador no Mestrado e no Doutorado. Portanto, o Dr. José Carlos Lanna muito me ajudou ao longo da minha formação como cirurgião e professor. Com sua amizade, ensino e incentivo pude trilhar a carreira acadêmica; o professor Lanna e sua esposa Dona Diva também foram meus padrinhos de casamento!

Dr. José Carlos Lanna: Professor Titular, cirurgião habilidoso, médico dedicado – deixa grande legado e muita saudade para nós – seus pacientes, alunos, residentes e orientandos – e para a nova geração de cirurgiões e docentes da FM-UFMG.

O Dr. José Carlos Lanna é pai da Dra. Cristina Lanna, minha colega do curso médico, reumatologista e Professora Titular do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG – a quem expresso meus sinceros sentimentos, e rogo a Deus o consolo para Dona Diva e todos os familiares e amigos, nesse momento de luto.

Marcelo Eller (professor do Departamento de Cirurgia)