BH sedia Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde

17 de agosto de 2009

Entre os dias 9 e 12 de dezembro as maiores autoridades da área, do Brasil e de outros 20 países, se reúnem em Belo Horizonte para o IV Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.  São esperados cerca de 400 participantes.

O tema de 2009 será “Telessaúde direito de todos: contribuindo para a universalização e qualidade dos serviços”.

Paralelamente também acontece o II Workshop do Laboratório de Excelência e Inovação em Telessaúde – América Latina e Europa.

O evento, de importância internacional, é realizado pelo Ministério da Saúde, Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG e Secretarias de Saúde Municipal e Estadual, com o apoio  de diversas outras entidades.

O objetivo é promover a interação entre profissionais de saúde motivando-os para o uso das tecnologias da informação e comunicação e também refletir sobre os desafios da telessaúde no pais.

Os organizadores também esperam incentivar a capacitação de novos profissionais na área de telessaúde, visando melhorar a qualidade da assistência ao paciente, especialmente nas regiões de difícil acesso.

Antecedentes
Desde janeiro de 2007 o Ministério da Saúde implantou o Programa Nacional de Telessaúde, com o objetivo de integrar a universidade e municípios de regiões carentes melhorando os serviços prestados e qualificando os profissionais de saúde.

Este programa abrange 900 municípios e conta com a integração de universidades e serviços de saúde pública, promovendo melhoria das ações educativas e atividades de apoio diagnóstico, além de significativa redução dos gastos com transporte e comunicações.

A UFMG participa deste programa nacional, que foi implantado em cem municipios mineiros. As principais experiências na área no estado são o Minas Telecárdio e o Programa Nacional de Telessaúde, além do BHTelessaúde, na capital.

Regras para inscrição de trabalhos

Notícias correlatas

UFMG e BID assinam convênio de US$1,4 milhões – 04/12/09

Brasileiro de Telessaúde recebe trabalhos – 21/09/09

BH sedia Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde – 17/08/09

.

Mais informações: www.telessaude2009.com.br ou (31) 3409 9636 e (31) 3409 9939.

Notícias anteriores
Telessaúde em Las Vegas
– 07/05/09
Telessaúde planeja os próximos passos