Centro de Pesquisa promove censo e faz obras

13 de março de 2008

Para estimular o desenvolvimento e a colaboração em atividades de pesquisa na Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Pesquisa (CPq) se dedica a promover a integração, organização e divulgação dos trabalhos realizados na área pelos diversos departamentos da Faculdade.

Coordenado a partir deste ano pelos professores Marco Aurélio Romano-Silva (coordenador) e Marcus Vinícius Andrade (sub-coordenador), o CPq conta ainda com uma comissão assessora, formada por representantes de todos os departamentos, dois representantes dos alunos de graduação, um de pós-graduação e dois representantes dos técnicos administrativos.

O CPq tem como meta para 2008 a realização de um censo das pesquisas realizadas na Faculdade de Medicina. Esta análise, quantitativa e qualitativa, irá levantar dados sobre os grupos de pesquisa em atividade e suas produções científicas para divulgar os trabalhos e incentivar a cooperação entre grupos de pesquisa da Faculdade, da UFMG e também de outras instituições.

“Há muita pesquisa, de alto nível, sendo realizada na Faculdade de Medicina. No entanto, é pouco divulgada. É preciso mostrar nossa produção para a comunidade e para as agências de fomento, com o objetivo de incrementar a nossa captação de recursos de entidades governamentais e privadas, nacionais e internacionais”, avalia o coordenador.

Novo laboratório multiusuário

O Centro de Pesquisa também trabalha para oferecer condições de estrutura para pesquisa. Em 2007, o CPq iniciou a implantação do primeiro Laboratório Multiusuário da Faculdade de Medicina. Os passos iniciais foram produzir um projeto arquitetônico e reservar uma área física de 336 m², no terceiro andar da Unidade.

Seguindo uma tendência mundial, o novo laboratório permitirá que equipamentos de uso comum entre diferentes grupos de pesquisa sejam compartilhados, em ambiente adaptado para o trabalho conjunto e abastecido por um sistema de energia de emergência.

“O projeto já foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos, Finep, (Edital CT-Infra 2005) e garante otimização do espaço físico e redução de gastos com equipamentos de alto custo”, destaca o professor Jorge Andrade Pinto, coordenador do CPq entre 2005 e 2007. “A previsão é de que as obras comecem dentro de 60 dias”, diz.

O primeiro grupo moto-gerador da Faculdade de Medicina, que irá fornecer energia ao laboratório em caso de emergência, já foi comprado e instalado. Movido a óleo, o sistema deverá atender não apenas o novo laboratório, mas diversos outros setores críticos da Faculdade, onde há equipamentos essenciais que não podem ser desligados, como freezeres.

As obras de engenharia contam com verba de R$ 670 mil, por meio da Finep, agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia. Um novo projeto prevê a compra de um Tomógrafo de Florescência para Pequenos Animais, no valor de R$ 842 mil. O projeto foi selecionado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG, para ser incluído no projeto institucional a ser submetido pela UFMG à Finep, por meio do Proinfra, em março.

Reforma do Biotério

Em 2008, uma demanda antiga da Faculdade, a reforma do biotério, deve ser atendida. O projeto já conta com cerca de R$ 300 mil para a sua execução. O setor é responsável pela manutenção de animais de pequeno porte, como camundongos, ratos e coelhos, para experimentações. Marco Aurélio explica que os mais beneficiados com a reforma serão pesquisadores e alunos de pós-graduação que utilizam modelos animais. O Biotério é coordenado pela professora Ana Cristina Simões e Silva, do Departamento de Pediatria.

Seminários de Pesquisa

O Centro de Pesquisa também prevê, a partir de março, realizar seminários de pesquisa semanais, abertos a toda a comunidade da Faculdade, com pesquisadores da UFMG e de outras instituições do Brasil e do exterior.

Cenex se prepara para intensificar atividades – 10/3/2008

Faculdade investe em infra-estrutura e gestão – 4/3/2008