Novo recorde em Especialização em Saúde da Família

19 de fevereiro de 2010

Equipe do Ceabsf seleciona currículos Foto: Cecília Lélis

Foram divulgadas as listas dos candidatos aptos a participarem da última etapa do processo seletivo do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (Ceabsf) (veja aqui). A cada reoferta o Ceabsf, nos moldes de educação a distância, supera seus próprios recordes em número de inscritos. A quarta turma, que terá início em março, teve 1.976 inscrições cadastradas, entre as quais 1.571 foram confirmadas. Tais números superaram as expectativas dos próprios coordenadores do curso.

Foram convocados para a próxima etapa, que compreende a entrevista, pouco mais de 800 pessoas, distribuídas nos nove Polos Municipais de Apoio Presencial a Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da UFMG, que disputarão as 400 vagas oferecidas.

Segundo a coordenação do curso, somente participarão da entrevista aqueles que enviaram toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido no edital,  que pertencem às categorias profissionais de enfermagem, medicina ou odontologia e desde que vinculados a equipes da estratégia de Saúde da Família.

A entrevista acontecerá no período entre 26 a 28 de fevereiro de 2010 no polo escolhido pelo candidato no momento da inscrição e será feita por banca examinadora composta por, no mínimo, dois representantes do curso. Será avaliada a compreensão do profissional sobre o Sistema Único de Saúde, a organização da Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família, bem como a visão em relação à sua inserção social, além da disposição para fazer o curso, principalmente a disponibilidade para fazer as tarefas já que trata-se de curso a distância.

Se o candidato não vir seu nome na lista, tem a opção de fazer a consulta pelo número do CPF.  Em caso de dúvidas a coordenação orienta nova consulta ao edital.

Mais informações: (31) 3409-9685.

Ceabsf em números
Em 2008, foram 1.157 inscritos. Ainda em 2008, na oferta da segunda turma esse número sofreu pequena redução totalizando 1.000 inscritos, já em 2009, foram 1.511 inscrições. Dos 1.571 inscritos em 2010, a maior procura foi de enfermeiros, 1118, seguidos por dentistas, 296 e médicos, 157.

A capilaridade alcançada pelo curso – cujos alunos, se encontram dispersos em diferentes municípios de várias regiões do Brasil, representa um passo importante na parceria entre a UFMG e o Ministério da Saúde, uma vez que possibilita avançar ainda mais a fim de alcançar a meta de auxiliar na capacitação dos mais de 52 mil profissionais de Saúde da Família em todo o Brasil. Além disso, o Ceabsf  integra uma rede formada pela Universidade Aberta do SUS que realiza  cooperação técnica  compartilhando materiais instrucionais e metodologias entre outras universidades federais, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.

Ranking dos pólos

Araçuaí    69
Campos Gerais    138
Conselheiro Lafaiete    195
Corinto    126
Formiga    129
Governador Valadares    215
Lagoa Santa    214
Teófilo Otoni    141
Uberaba    332
Total    1571

Redação: Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG com Comunicação Nescon

Liga de Estudos em Medicina e Espiritismo (Leme)
Estuda o Espiritismo e suas consequências científicas, filosóficas e morais na prática de saúde. Reuniões: quartas -feiras de 12h às 13h, na sala 166. Aberto a estudantes da área da saúde e interessados, sem necessidade de inscrição prévia.