Novos professores titulares tomam posse

18 de maio de 2011

Os professores Gifone Aguiar Rocha e Silvana Maria Eloi Santos, ambos do Departamento de Propedêutica Complementar, tomam posse como titulares da Faculdade de Medicina da UFMG nesta sexta-feira, 20 de maio. A solenidade será no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, às 19h30.

Além de ter o título de doutor, o professor titular é submetido a concurso público aberto a candidatos de todo o país, e até do exterior. Alguns titulares trabalham em regime de dedicação exclusiva, ou seja, de total dedicação ao magistério. Outros, além de lecionarem, atuam em suas áreas de formação.

Silvana Santos

“Trata-se de assumir um compromisso e uma responsabilidade maior com a instituição”, afirma Silvana Eloi Santos, docente há dezenove anos na Medicina, onde se graduou em 1977. Ao longo dessas quase duas décadas, esteve envolvida com várias atividades do Departamento de Propedêutica Complementar. Dentre as relacionadas ao ensino, foi subcoordenadora do colegiado do curso de Medicina e participou da criação da área de concentração em Propedêutica Complementar no programa de Pós-Graduação em Patologia “Isso deu oportunidade para o patologista clínico poder se formar, se qualificar”, diz.

Silvana Santos também é pesquisadora conveniada do Centro de Pesquisas René Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz, onde concluiu o pós-doutorado. Ela desenvolve pesquisas principalmente na área de imunologia de doenças infecciosas.

Na área clínica, presta atendimento no ambulatório de Doença de Chagas do Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias (CTR-DIP) Orestes Diniz, e atua como patologista clínica no Laboratório de Citometria de Fluxo do Laboratório Central do Hospital das Clínicas da UFMG.

Atualmente, está envolvida na organização do Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), que será realizado em novembro, em Belo Horizonte, pela Associação Brasileira de Educação Médica, em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG.

Gifone Aguiar Rocha

Outro professor do Departamento de Propedêutica, Gifone Aguiar Rocha, também toma posse como titular nesta sexta-feira, na mesma solenidade. Ele formou-se na Faculdade de Medicina da UFMG em 1975 e fez residência em Patologia Clínica no Hospital das Clínicas da UFMG. É mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutor em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Helicobacter pylori e doenças associadas, diagnóstico da infecção, epidemiologia, fatores de virulência do H. pylori, resposta imunológica do hospedeiro, microbiologia médica, doenças infecciosas. Atuou como clínico do Ministério da Saúde, ao longo de 33 anos, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Júlia Kubitschek.

É consultor ad hoc de diversas agências de fomento à pesquisa e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Publicou mais de cem trabalhos na íntegra e tem captado recursos junto às agência de fomento à pesquisa do Brasil e de outros países.

“Assumir o cargo de professor titular aumenta não só a responsabilidade, mas a visibilidade. Entretanto, o compromisso e o envolvimento com as atividades acadêmicas, assumi desde quando fui empossado como professor temporário da Faculdade de Medicina, há 35 anos”, afirma Gifone Aguiar Rocha.