O gambá e a doença de Chagas
10 de novembro de 2009
Nesta sexta-feira, 13 de novembro, a aula do Curso de História da Medicina será “O gambá e a doença de Chagas são endêmicos aqui”.
O médico veterinário José Carlos Nogueira, professor titular do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, vai relatar aspectos de suas principais pesquisas e outros detalhes ligados à trajetória deste profissional com mais de 31 anos de experiência.
O destaque será para sua contribuição para as pesquisas que levaram a descobertas no campo da biologia, principalmente as na área da Doença de Chagas em modelos animais e relativas à reprodução e desenvolvimento do gambá, o principal reservatório do protozoário causador da doença de Chagas, o Trypanosoma Cruzi.
Ele explica que principalmente devido a seu comportamento nômade, o gambá, um marsupial – do tipo didelfídeo -, tem diversas descrições como sendo animal propício à infecção pelo protozoário e sua proliferação.
Promovido pelo Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor), as aulas do Curso acontecem todas as sextas-feiras, de 11h30 às 12h30, na sala 22 da Faculdade de Medicina, abertas ao público em geral e sem necessidade de inscrição prévia.
Leia a programação do semestre
Mais informações: Cememor – (31) 3409 9672