O quão segura é uma mamografia?

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.


28 de julho de 2025 - , , , ,


* Alexandre Temponi

A mamografia é um exame de imagem realizado para identificar tumores na região da mama e tem a função de ajudar o médico a realizar o diagnóstico do câncer. Algumas mulheres apontam que o exame pode ser doloroso, pois a realização do exame envolve a compressão da mama para capturar uma imagem de qualidade. É o que explica a professora do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Priscila Santana.

A professora afirma que houve um avanço nas técnicas de realização da mamografia, saindo de aparelhos que usavam filmes radiográficos para as tecnologias digitais. Além disso, ela informa que o Governo de Minas Gerais adquiriu, recentemente, novos aparelhos de mamografia digital, tentando trazer cada vez mais confiabilidade e praticidade para o exame. Isso porque, segundo Priscila Santana, a mamografia digital oferece uma grande melhora na imagem, além de não exigir a repetição de exame.

Ainda de acordo com ela, é necessário consultar o seu médico para saber com precisão qual a frequência de realização da mamografia. O Ministério da Saúde recomenda que o exame seja realizado uma vez a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Porém, a mamografia possui contraindicações, pois não é recomendada em mulheres gestantes e mulheres com as mamas muito densas.

Riscos

“É um exame seguro. Dito isso, ele utiliza radiação ionizante. Assim como o sol e a radiação UVC podem causar câncer de pele, na mamografia também existe um risco mínimo. Esse risco é controlado e o médico sempre vai solicitar o exame tendo consciência de que o benefício do exame irá superar o malefício”.

Professora Priscila Santana

Priscila recomenda que, ao realizar um exame, é sempre aconselhável conferir a qualidade do aparelho que será utilizado. Para isso, a professora informa que há um programa em Minas Gerais chamado Atalanta, que faz o controle periódico dos aparelhos de mamografia e divulga os resultados em seu site. Portanto, esse programa garante a segurança e confiabilidade dos exames de diversos aparelhos no estado.

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a mamografia. Explicamos como o exame é realizado e os riscos envolvidos. Além disso, abordaremos quais as contraindicações do exame, e o papel dos profissionais durante sua realização.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a quinta-feira, às 7h15, no programa Bom Dia UFMG. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

* Alexandre Temponi – estagiário de Jornalismo

Edição: Alexandre Bueno