Gripe e o vírus Influenza

Posted on

Como a gripe é transmitida?
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias (perdigotos) da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. O período de entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas pode ser de 1 a 4 dias, a transmissibilidade dura até três dias após o final da febre mas pode ser considerado até 10 dias entre as crianças e, é maior, entre os imunosssuprimidos.

Os sintomas podem ser os mesmos que um resfriado comum?
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado comum ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias, e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável (habitualmente > 37,8º C declinando 2 ou 3 dias após o início dos sintomas e cedendo por volta do 6º dia de evolução), mal-estar, mialgia e cefaléia. Em crianças menores de 5 anos, os sintomas mais descritos são febre, tosse e rinite, são mais comuns também nesta faixa etária a rouquidão e a linfoadenomegalia cervical. Em lactentes jovens, a febre sem sinais localizatórios é uma das manifestações mais comuns da influenza.

Qual o tratamento?
A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças menores de 2 anos, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte estando nestes casos indicado o tratamento específico. Os casos graves da doença evoluem para a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) podendo levar até mesmo ao óbito. Essas complicações são bem mais comuns entre os menores de 2 anos.

Links
Protocolo de Tratamento de Influenza – 2013
Gripe – esclarecimentos sobre a vacina
Portal da Saúde – Influenza

Leia mais e responda ao quiz AQUI!

Dúvidas? Perguntas? Sugestões? Escreva para nós!
E-mail: mitoseveradadesobservaped@gmail.com


  • Carla

    Dizem que não é bom praticar exercício físico quando está gripado. Isso é verdade?

    Reply

    • Fabiana Maria Kakehasi

      Carla, exercícios físicos extenuantes devem ser feitos apenas quando estamos no melhor estado de saúde. Além disso, a gripe pode estar associada a dores pelo corpo, febre e desânimo (astenia), assim o próprio organismo limita as atividades físicas, mesmo as habituais.
      Assim deve-se aguardar até a recuperação do organismo para a atividades físicas.

      Reply

  • Elaine

    Quando se está com qualquer tipo de doença seu organismo está delibilitado,portanto não seria bom gastar muta energia.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *