Observatório em Saúde do Trabalhador divulga novo boletim após dois anos 

A 6ª edição do Boletim Informativo busca temas novos e recorrentes sobre a saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras


22 de abril de 2024 - , , , ,


A nova edição do boletim informativo do Observatório em Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte (Osat-BH), destaca artigos sobre tragédias ambientais que afetaram trabalhadores e suas consequências. “Desde o último número deste Boletim (julho/2022) aconteceram inúmeros eventos e fatos marcantes no país. Pode-se destacar todavia alguns: a evolução da pandemia da Covid19 (que levou mais de 700.000 vidas, trouxe e ainda traz incontáveis impactos e repercussões), as graves ameaças de ruptura do processo democrático brasileiro (janeiro/2023) e a recente epidemia de dengue. Todavia, ao mesmo tempo, assistiu-se também a diversos exemplos de enfrentamentos, resistências, resiliências e possibilidades de reconstruções”, analisa em editorial o coordenador do Osat, professor Tarcísio Pinheiro.

Pensando nisso, o informativo conta com uma entrevista com Marina Paula Oliveira, pesquisadora, mestre pela PUC/Minas, onde defendeu a dissertação “Acordo para quem? Uma análise do acordo firmado entre a Vale S.A. e o Estado de Minas Gerais no contexto do rompimento da barragem em Brumadinho-MG”, uma obra crítica e reveladora dos bastidores de um acordo empresa-Estado e que denuncia a exclusão/ baixa participação dos movimentos sociais dos atingidos e da sociedade no mesmo.

Além disso, Helton Barbosa Damiani apresenta o artigo “Brumadinho: militante esperança de Novas Brumas”, que relata manifestações organizadas por diversas instituições e movimentos sociais, dentre estes o dos atingidos pelo rompimento da barragem da Vale.

Para finalizar a seção de artigos, Maria da Ajuda Luiz dos Santos e Mário Parreiras de Faria rememora outro crime/tragédia relacionada ao trabalho que culminou com o assassinato brutal de 3 auditores fiscais do Ministério do Trabalho/MG e de seu motorista, no artigo “O Devir da Terra”. Já a professora Andréa Maria Silveira,  apresenta no artigo “Projeto Caminhos do Trabalho”, uma proposta de estudo desafiante no sentido de dar visibilidade aos acidentes e doenças relacionados ao trabalho no Brasil mediante a notificação dos mesmos.

Clique aqui e acesse a íntegra da terceira edição do Boletim.

Osat-BH

O Observatório em Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte é um espaço institucional que visa desenvolver atividades técnico-científicas de extensão, pesquisa e ensino. O Osat-BH tem por objetivos produzir informações, análises e material de divulgação, promover eventos técnico-científicos que possam subsidiar a tomada de decisões de órgãos públicos, movimentos sociais e empresariais, de forma a contribuir para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o desenvolvimento dos cuidados em saúde e as ações de vigilância no âmbito da Saúde do Trabalhador.

Clique para acessar a biblioteca do Osat, com os Boletins anteriores, artigos, teses e mais.