Oficina online aborda estudo “Carga Global de Doenças”

Evento é aberto para professores da UFMG.

03 de março de 2021 - ,

No dia 11 de março será realizada a oficina “Estudo Carga Global de Doenças e a Rede GBD Brasil”, a partir das 10h, via Zoom. Podem se inscrever professores da UFMG, por meio de formulário.

A atividade será ministrada pela professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Deborah Malta.

A ação é parte do Programa de Desenvolvimento Docente em Saúde Coletiva (PDeSC), do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, com abertura para participantes de outros departamentos e unidades.

Clique para se inscrever

Captura de tela do site do IHME.

O Estudo Global de Carga de Doenças é um programa de pesquisa regional e global sobre a carga de doenças que avalia a mortalidade e a incapacidade de doenças graves, lesões e fatores de risco.

No Brasil, o projeto – originalmente chamado Global Burden of Disease (GBD) – é resultado de acordo entre o Ministério da Saúde, UFMG e o Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da Universidade de Washington, visando constituir uma rede de colaboradores, com participação de pesquisadores brasileiros e técnicos do Ministério da Saúde.

O objetivo é dar apoio metodológico e avaliar as estimativas do estudo GBD em nível subnacional, bem como compilar e analisar a carga da doença no país e nos estados brasileiros.