Acesso interno

Osat lança boletim sobre impactos da pandemia no mundo do trabalho

Olhar crítico sobre os desafios causados ou intensificados pela pandemia no cenário de adoecimento de trabalhadores marcam terceira edição.


29 de julho de 2020 - , , ,


Fragilidade das relações de trabalho, desumanização dos profissionais da saúde e assimetrias históricas no acesso a direitos. Para o Observatório em Saúde do Trabalhador (Osat) da Faculdade de Medicina da UFMG, essas são algumas das questões escancaradas pela atual pandemia. Pensando nisso, a equipe do Observatório construiu a terceira edição de seu Boletim com um objetivo: propor debates mais engajados e responsáveis a respeito do mundo do trabalho.

“Os recentes anos têm sido marcados por muitas turbulências e apreensões para a Saúde dos Trabalhadores. Aconteceram as reformas trabalhista e previdenciária, além de profundas mudanças nas políticas públicas no campo da saúde e trabalho”, analisa em editorial o coordenador do Osat, professor Tarcísio Pinheiro.

Clique na imagem para acessar.

Para falar sobre memória, mecanismos de defesa e formas saudáveis de lidar com a pandemia, o informativo conta com a participação do coordenador do Projeto de Extensão TelePAN Saúde, Helian Nunes de Oliveira. Aprofundando na saúde mental, a edição conta com matéria que reúne vozes dos profissionais de saúde na linha de frente, a fim de desafiar o imaginário que os eleva à heróis, mas falha em acolher suas vulnerabilidades.

Além disso, a trajetória do novo coronavírus é explicada em artigo do coordenador do Osat, Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro, passando pela subnotificação do número de óbitos e pela exposição dos trabalhadores. Para fechar o Boletim, as médicas residentes do primeiro e segundo ano em Medicina do Trabalho do Hospital das Clínicas UFMG respondem: Como a valorização da saúde do trabalhador pode beneficiar a sociedade como um todo?

Clique aqui e acesse a íntegra da terceira edição do Boletim.

Nessa edição, o informativo soma entre os testemunhos produzidos durante a pandemia. A produção foi realizada à distância, obedecendo as recomendações de saúde direcionadas a todos os trabalhadores em decorrência da pandemia de covid-19.

Osat-BH

O Observatório em Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte é um espaço institucional que visa desenvolver atividades técnico-científicas de extensão, pesquisa e ensino. O Osat-BH tem por objetivos produzir informações, análises e material de divulgação, promover eventos técnico-científicos que possam subsidiar a tomada de decisões de órgãos públicos, movimentos sociais e empresariais, de forma a contribuir para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o desenvolvimento dos cuidados em saúde e as ações de vigilância no âmbito da Saúde do Trabalhador.

Clique para acessar a biblioteca do Osat, com os Boletins anteriores, artigos, teses e mais.