Outubro Rosa: ação leva conhecimento sobre a mamografia à comunidade

26 de outubro de 2018

Acervo pessoal

Laços de fita rosa, balões e cartazes chamaram a atenção de pacientes e funcionários que passaram pelo Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, nesta quinta-feira, 25 de outubro. Todo o cenário, preparado artesanalmente por alunos do curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade, tinha mesmo essa intenção: sensibilizar sobre a prevenção do câncer de mama e o tema da mamografia. A ação de extensão “Outubro Rosa: promovendo o conhecimento sobre a mamografia”, ocorreu no hall do hospital, onde foi possível obter informações e orientações sobre a mamografia.

De acordo com a professora do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina, Críssia Carem Paiva Fontainha, que coordenou a ação, o evento partiu de uma demanda dos próprios alunos e teve como objetivo aproximar a radiologia da comunidade. “A ação também teve o intuito de sensibilizar os profissionais de saúde, já que muitas vezes cuidamos dos outros e esquecemos de cuidar de nós mesmos”, acrescenta.

Durante o evento, a comunidade pode desmistificar medos e preconceitos, em especial sobre a compressão e radiação presentes na mamografia.  Os participantes também foram orientamos sobre o procedimento de solicitação de mamografia pelo Sistema única do Saúde (SUS) e a faixa etária de rastreamento recomendada pelo Ministério da Saúde.

A ação apresentou ainda políticas públicas e projetos implementados que envolvem a radiologia e propôs reflexão sobre a ética e HumanizaSUS nos atendimentos do serviço de imagem radiológica. O evento contou com apresentações da Vigilância Sanitária Estadual (Visa-MG), do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), da equipe da Mastologia de Enfermagem que atua na radiologia e de residentes da mamografia do HC.

A ação também teve apoio de alunos da Liga Acadêmica das Ciências Radiológicas (Lacard) e do projeto Nucleotiza.  “Eventos como esse aumentam a motivação e o engajamento dos alunos com o curso”, avalia a professora.

PECQMamo

A ação faz parte do projeto de extensão “Assistência na radiologia: aproximando as vivências da universidade, do hospital público e da comunidade”, coordenado pela professora Críssia Carem Paiva. “Em nossas ações sempre consideramos importante divulgar a informação à comunidade sobre o Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMamo), criado em 2004, para assegurar os padrões de qualidade dos equipamentos usados no exame”, ressalta Críssia.

A lista com as clínicas que receberam uma boa avaliação no PECQMamo está disponível no site atalanta.cdtn.br

Confira a galeria de imagem do evento:

Fotos: acervo pessoal