Palestra com Ana Estela Haddad aborda importância da telessaúde

Secretária de Saúde Digital e Inovação falou sobre apoio da UFMG e nascimento do Telessaúde Brasil

01 de setembro de 2023 - , , ,

Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro de 2023, o Seminário em Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina da UFMG. O evento contou com uma aula magna da secretária de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, com o tema “Saúde Digital no SUS: Desafios atuais”.

Estavam presentes a Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Goulart; a diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, Alamanda Kfoury; a diretora da Escola de Enfermagem, Sônia Soares; o diretor da Faculdade de Odontologia, Alisson Nogueira e a Pró-reitora de Pós-Graduação, Isabela Almeida. Além desses, também compuseram a mesa o diretor da Fiocruz em Minas Gerais, Roberto Senna Rocha; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde pública, professora Alaneir de Fátima dos Santos e o Secretário Municipal de Saúde de Contagem, Fabricio Henrique dos Santos.

Para abrir o bate-papo, a reitora trouxe para a conversa a importância no Sistema Único de Saúde (SUS) para todo o país e como a UFMG trabalha em conjunto com esse sistema para melhores resultados da saúde da população e Minas e do Brasil.

“É importante dizer que a UFMG é 100% comprometida com o SUS. Toda nossa pesquisa, nossa produção, nosso trabalho se assistência são voltados para o SUS, porque nós acreditamos que o SUS tem um papel imprescindível para a nossa população”
Sandra Goulart

Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

Dando início a aula magna, a Secretária de Saúde Digital, Ana Estela Haddad falou sobre o nascimento do Telessaúde no Brasil, que começou anos atrás.  “O Telessaúde Brasil nasceu na UFMG. Um pouquinho na USP, mas muito na UFMG, que segurou períodos muito difíceis”, pontua. O projeto até hoje busca soluções para atender às demandas de todo o país, principalmente das comunidades mais vulneráveis.

Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

Logo em seguida, a diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury reforçou a parceria da universidade com o SUS. “Nós aqui estamos cumprindo uma missão, e essa missão enquanto universidade pública, democrática e inclusiva, não é apenas no discurso, mas na prática também”, completa.

Por fim, Ana Estela explicou um pouco sobre a intenção de fazer uma transformação na saúde, a importância de trazer para o meio digital os atendimentos do SUS, pós pandemia, já que o mundo tem se tornado cada dia mais tecnológico.

“Quando falamos em fazer uma transformação digital, não estamos falando em fazer por si só, mas uma transformação digital que tenha um propósito, que é o mais importante nesta transformação”
Ana Estela Haddad