Parceria viabiliza serviço de aconselhamento psicológico na Faculdade de Medicina

Comunidade poderá contar com serviço às sextas-feiras, durante todo o semestre letivo.

24 de outubro de 2023 - , , , ,

A Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com o projeto de extensão Plantão Psicológico na UFMG, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), passa a oferecer o Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) gratuitamente na unidade. A comunidade pode recorrer ao serviço na sala do Napem (039, térreo), todas as sextas-feiras dos semestres letivos, com inscrições presenciais das 11h às 14h30. Os atendimentos ocorrem ainda no mesmo dia.

A execução recebe apoio administrativo da Diretoria da Faculdade de Medicina. “A partir da iniciativa dos nossos estudantes, convidamos a equipe do projeto da Fafich para a parceria. A ação muito nos interessou, já que seria mais um espaço para a escuta profissional qualificada na área da Psicologia, onde num só encontro é traçado conjuntamente possibilidades e caminhos”, pontua a diretora da unidade, Alamanda Kfoury.

O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Psicologia da Fafich, Paulo Evangelista. A partir dessa aproximação, surgiu o acordo para ofertar os atendimentos na Medicina. “O SAP irá oferecer para nossa comunidade mais um recurso de apoio psicológico, em uma perspectiva de promoção de saúde”, completa a diretora.

O serviço visa atender pessoas em sofrimento existencial, prevenindo situações mais graves. “Nossa ideia é iluminar a situação de sofrimento para que, depois, a pessoa possa andar com as próprias pernas”, explica o psicólogo e pós-graduando em Psicologia, Lucca Barbosa, que é o supervisor de campo da ação.

O atendimento é realizado por oito alunos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia, sempre em duplas. A dinâmica sempre envolve supervisão de psicólogos. No modelo de cuidado proposto, a busca pelo serviço deve ser livre, sem encaminhamento ou acompanhamento posterior do caso. Caso o usuário necessite novamente do aconselhamento, ele será atendido por qualquer uma das duplas disponíveis no SAP.

O supervisor ressalta que as pessoas não devem esperar o sofrimento ficar grave para buscar ajuda. “O sofrimento faz parte do convívio humano, mas precisamos vislumbrar formas de lidar com nossos calos. A ideia é que as pessoas busquem o serviço de aconselhamento antes que isso se agrave”, conclui.

Plantão Psicológico

Originado no Departamento de Psicologia, o plantão psicológico começou a ser ofertado para escolas públicas em 1997. Entre 2007 e 2017, o serviço passou a funcionar na Fafich e na Biblioteca Central. Retomado a pedido dos alunos, ele opera no Campus Pampulha desde 2019 na sala 2066 da Fafich, às quintas- feiras, das 8 às 15h.

Dúvidas e outras demandas podem ser encaminhadas pelo instagram @plantaopsicologicoufmg.