Paulo Roberto Savassi recebe título de professor Emérito

09 de março de 2016

072A1573

Foto: Bruna Carvalho

O professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Paulo Roberto Savassi Rocha, recebeu na noite dessa terça-feira, 8 de março, o título de Professor Emérito da Universidade. A homenagem é conferida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica. O evento contou com a participação de professores, autoridades, além de amigos e familiares do homenageado e foi realizado no Salão Nobre da Faculdade.

O diretor da Unidade, Tarcizo Afonso Nunes, lembrou que no dia 30 de setembro de 2015, em reunião ordinária, os membros da Egrégia Congregação da Faculdade de Medicina reconheceram o merecimento do título de Emérito pela atuação de Savassi na Instituição. “Na sala Aurélio Pires, onde se encontra a galeria de retratos dos fundadores e dos professores Eméritos dessa Instituição, a partir de hoje, contará com a presença de seu retrato. Dessa forma, sua imagem ficará eternamente marcada dentro dessa Instituição”, declarou.

O professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, José Renan da Cunha Melo, fez uma saudação ao professor homenageado. Além de lembrar a trajetória acadêmica e profissional de Savassi, José Renan também falou da sua vivência e amizade com o professor. “O professor Savassi é franco, honesto, desapegado das coisas materiais. Tudo que faz, faz com entusiasmo e se destaca dos profissionais comuns”, afirmou. “O professor Savassi é luz, o professor Savassi é Emérito por natureza e por pura justiça. O professor Savassi é o melhor do Brasil”, acrescentou. Leia o discurso na íntegra.

Paulo Roberto Savassi Rocha lembrou que o título de Emérito é concedido a professores que atingiram um alto grau de projeção no exercício da atividade acadêmica e também é concedido de forma rigorosa a quem se destacou em sua área de atuação. “Em 105 anos da Faculdade de Medicina, somamos apenas 45 professores Eméritos. Tamanha distinção me enche de orgulho, mas não me envaidece”, comentou. Paulo Roberto Savassi recebeu o diploma de professor Emérito da Universidade e, juntamente com sua família, participou do descerramento do retrato.

072A1340

Foto: Bruna Carvalho

Para encerrar a solenidade, o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez, agradeceu a dedicação de Savassi pela Instituição.  “A Universidade Federal de Minas Gerais agradece não apenas os serviços a ela prestados, mas também o seu empenho em construir essa que é hoje uma das melhores universidades”, disse.

Também compuseram a mesa de honra a vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida; o vice-diretor da Faculdade de Medicina, Humberto José Alves; o chefe do Departamento de Cirurgia, Renato Santiago Gomez; e a superintendente do Hospital das Clínicas, Luciana de Gouvêa.

Trajetória

Paulo Roberto Savassi Rocha nasceu em Belo Horizonte, filho de Cristóvão Colombo Rocha e Neli Savassi Rocha, e tem oito irmãos. Estudou no Grupo Escolar Barão de Macaúbas e no Colégio Estadual de Minas Gerais. Em 1965, ingressou na Faculdade de Medicina da UFMG.

Paulo Savassi é professor na Unidade desde 1971 e professor Titular da Faculdade de Medicina desde 1991, ajudando a formar várias gerações de médicos. Paulo Savassi é casado e tem três filhos.