Pesquisa convoca universitários para análise da qualidade do sono

03 de dezembro de 2018

Foto: Carol Morena

O projeto de pesquisa para avaliar a qualidade do sono de estudantes universitários, conduzido pelo professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Rogério Beato, busca estudantes para responder a um questionário online. O objetivo do estudo é verificar se essa qualidade pode interferir no aprendizado e na saúde geral do graduando.

Podem participar estudantes de qualquer universidade brasileira, sem especificações de idade e sexo, ou restrições quanto a condições de saúde. “A pesquisa é importante para que, com os resultados, possamos prevenir futuros problemas de saúde dos estudantes”, explica o professor.

Entre as questões abordadas no questionário está o tempo de sono noturno, a prática de atividades físicas e a sonolência diurna. Além disso, a interferência da carga horária das atividades curriculares e extracurriculares no sono e a utilização de medicamentos para dormir também entram na abordagem.

O tempo estimado para as respostas é de 20 minutos e não é necessária a identificação. As respostas são sigilosas. A previsão para divulgação de resultados é no primeiro semestre de 2019.

O questionário pode ser acessado pelo link https://goo.gl/forms/KFLv2o00YpcuYk4J3. Em caso de dúvida, entre em contato com lamedsono.ufmg@gmail.com.