Pesquisa estuda o uso do yoga e meditação na melhora do sono e da saúde mental

Realizado por mestrando da Faculdade de Medicina da UFMG, com apoio de professor de Harvard, estudo busca mensurar a efetividade da meditação na qualidade do sono e na saúde mental

15 de fevereiro de 2023 - , , ,

Foto: Arquivo / Faculdade de Medicina da UFMG

Durante o mês de fevereiro estarão abertas as inscrições para voluntários para o estudo que visa avaliar a efetividade da meditação na qualidade do sono. O estudo procura quem tem algum distúrbio do sono, o que inclui insônia, mas também o sono não reparador, ou sensação de cansaço ao acordar, dentre outros fatores.

Aprovada no COEP-UFMG, a pesquisa está dentro do Programa de Pós-Graduação de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência do mestrando Marcus Vinícius Prado (Jiwanpreet), orientado pelo professor Rubens Tavares, do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFMG. O estudo trata-se de um ensaio clínico randomizado sobre a efetividade da meditação ou leitura relaxante na melhoria da qualidade do sono.

Acredita-se que a pesquisa possa ajudar as pessoas a diminuir a ansiedade e o estresse, e, assim, melhorar o sono, a saúde mental, e a qualidade de vida. Distúrbios do sono podem afetar desde o rendimento durante o dia, o apetite, a memória, gerar sensação constante de cansaço, irritabilidade, fadiga, ansiedade, até estar associada a doença cardiovasculares, depressão, obesidade, dislipidemia. Nos quadros crônicos, está associada a acidentes automobilísticos, domésticos e no trabalho.

“No Brasil, um grande estudo realizado na cidade de São Paulo com 1.042 indivíduos demonstrou uma prevalência de insônia de 15% através de método clínico e de 32% quando utilizado os métodos objetivos da polissonografia e/ou actigrafia. Quadros de insônia, o distúrbio do sono mais prevalente, têm sido associados ao aumento do risco de hipertensão, doença coronariana, estados de estresse, ansiedade e depressão, sendo também prevalente no climatério. Distúrbios do sono são comumente encontrados na gravidez e mulheres com dismenorreia grave, situações que cursam com menor eficiência do sono”, aponta o professor, Rubens Tavares, orientador do projeto.

Uma publicação da Associação Brasileira do Sono (2019), lembra o professor, descreve eficiência da terapia cognitivo comportamental para insônia a curto prazo, sendo uma opção de primeira linha. Várias classes de medicamentos estão disponíveis e são muito importantes em várias situações, mas alguns são de uso off-label, há riscos de efeitos colaterais, de abuso e dependência, recomendando-se sua prescrição por tempo limitado.

A Associação Brasileira do Sono (ABS) congrega todos os profissionais brasileiros que estudam sono, incluindo desde áreas experimentais básicas, Biólogos, Técnicos de Polissonografia, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Odontologistas e Médicos.

Assim, alguns pesquisadores têm estudado o uso outros métodos para ajudar os pacientes com esse problema. As técnicas baseadas em yoga e meditação estão na vanguarda das pesquisas na área da medicina integrativa. Yoga é uma prática com multicomponentes que também é conhecida por ser eficaz na redução da excitação cognitiva e fisiológica, incluindo relaxamento e meditação.

Muitos estudos relataram resultados positivos destas práticas descrevendo melhoria nos parâmetros cognitivos, na eficiência e no tempo total de sono. Além do tempo total de vigília, e na latência de início do sono. Em resumo, tem havido um apoio teórico e promissor para os benefícios de intervenções baseadas em yoga e meditação para qualidade do sono, principalmente em relação ao impacto que estas práticas possam ter nos mecanismos do estresse, que pode servir de base para a baixa qualidade de sono e hiperatividade da insônia.

O presente estudo tem o objetivo de contribuir com o melhor entendimento e esclarecimento da efetividade do yoga e meditação como práticas integrativas na qualidade do sono. O professor associado da Universidade de Harvard (EUA) e um dos principais pesquisadores na área do sono, Sat Bir Singh Khalsa, ajudou a escrever o projeto e está colaborando, através de reuniões online regulares, com o desenvolvimento da pesquisa.

“Acreditamos que o envolvimento e compromisso das pessoas em praticar as técnicas, que serão disponibilizadas neste estudo, poderá talvez fazer diferença na sua qualidade de vida. Precisamos entender mais profundamente como o yoga e a meditação podem ser efetivos para restauração do sono da população. Com o apoio das pessoas e a ciência, pretendemos em breve disponibilizar as técnicas do yoga e meditação para o público geral e diverso, para benefício de todos. “, afirma o pesquisador Marcus Vinicius.

Para mais informações, acesse: https://espacowaheguru.wixsite.com/meditar-sono.

Interessados em participar do estudo devem se submeter a triagem através do formulário: https://forms.gle/rh33CtQqRp3Vzsn28.

Pesquisa: Avaliação da qualidade do sono e da saúde mental após uso da meditação: um ensaio clínico randomizado.
Programa: Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência – Faculdade de Medicina da UFMG
Autor: Marcus Vinicius Prado
Orientador: Rubens Lene Carvalho Tavares