Pesquisa translacional é tema de encontro na Faculdade

02 de dezembro de 2016

IMG_3974

Estudantes, professores e pesquisadores da área participam de encontro. Foto: Carol Morena.

A Faculdade de Medina da UFMG recebeu nessa sexta-feira, 2 de dezembro, o II Encontro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical. Realizado no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), 6º andar da Unidade, o evento teve como tema “Pesquisa Translacional – Atualidade e Perspectiva” e contou com a participação de estudantes, professores e pesquisadores da área.

O coordenador do programa, Eduardo Antonio Ferraz Coelho, agradeceu a presença dos participantes e destacou que o objetivo do encontro é proporcionar a integração e troca de experiências a partir dos projetos apresentados. “Queremos que este evento se torne uma referência dentro da pesquisa na área de infectologia e medicina tropical. Por isso, espero que todos aproveitem ao máximo o conhecimento que será compartilhado”, afirmou.

IMG_3965

Eduardo Antonio Ferraz e Antonio Luiz Pinho Ribeiro. Foto: Carol Morena.

Para o vice-coordenador do programa, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, o evento é uma oportunidade de conhecer as pesquisas mais recentes e que estão sendo desenvolvidas. “É um momento acadêmico muito importante onde temos a possibilidade de trocar ideias e debater projetos e resultados”, destacou.

A primeira palestra foi ministrada pela professora da Faculdade de Farmácia da UFMG, Ana Paula Fernandes, que abordou o desenvolvimento da vacina contra leishmaniose. Em seguida a palestra “Linhas de pesquisa em desenvolvimento na Universidade de Southampton que englobam pesquisa translacional”, foi apresentada pelo professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Southampton, no Reino Unido, Myron Christodoulides. Myron apresentou as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da vacina para Neisseria meningitidis.