Pesquisa vai avaliar saúde dos professores brasileiros

13 de março de 2015

ada 1Nos próximos dois anos, o Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho da Faculdade de Medicina da UFMGcomandará uma pesquisa para identificar a situação de saúde dos professores das escolas de ensino fundamental e médio no Brasil. A parceria entre representantes da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação e a UFMG foi celebrada ontem, em encontro na Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG.

“A Sase procurava quem poderia ajudar a compreender a realidade do profissional de educação no Brasil, e a Faculdade de Medicina será uma grande aliada nessa pesquisa”, enfatizou o secretário Binho Marques.

No estudo, serão articulados dados do censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e informações coletadas pelos pesquisadores em campo. O trabalho será desenvolvido por professores de diferentes departamentos dos cursos de Medicina, Economia, Educação, Enfermagem e Fonoaudiologia da UFMG, e coordenado pela professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Ada Ávila Assunção.

“Quando a professora Ada veio me contar desse projeto, no fim do ano passado, fiquei impressionado. Será a valorização do professor, que atualmente tem uma realidade difícil no nosso país”, destacou o diretor da Faculdade,professor Tarcizo Nunes.

Para Binho Marques, essa é uma pesquisa ambiciosa, que dará ao MEC as informações necessárias às políticas públicas educacionais. “Saberemos desde as condições de trabalho dos professores às causas das doenças que os afastam das salas de aula”, disse.