Disciplina Saúde Urbana traz pesquisadora de Michigan

17 de dezembro de 2013

Crédito: www.drexel.edu

O trabalho da médica e epidemiologista Ana Diez sobre os determinantes de vários níveis de saúde tem profundo impacto sobre a pesquisa e a prática da saúde urbana mundiais / Crédito: www.drexel.edu

A diretora do Centro para Avaliação Integrada das Disparidades em Saúde da Universidade de Michigan (EUA), Ana Diez-Roux, diretora do Centro de Epidemiologia Social e Saúde da População e também professora titular de Epidemiologia na mesma universidade, chega hoje à Faculdade de Medicina da UFMG.

Considerada uma das principais pesquisadoras mundiais sobre o tema, ela irá ministrar módulo da disciplina Saúde Urbana, do programa de Pós-graduação em Saúde Pública, coordenada pelas professoras Waleska Caiaffa (MPS) e Amélia Friche (FONO).

A disciplina, que reúne alunos de diferentes cursos de graduação e de pós-graduação – da UFMG e também de outras universidades do país – aborda em extensão o fato de que viver em cidades tem levado a diversas mudanças de comportamento, relacionadas à dieta e atividade física, com grande repercussão nas crescentes prevalências das doenças crônicas. “Certamente, esta é a mudança demográfica mais importante ocorrida nas últimas décadas, neste e no século passado”, afirmam as professoras da UFMG.

Dando continuidade a trabalho que desenvolve em colaboração com o Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (Osubh), Ana Diez apresenta os mais recentes resultados de suas pesquisas a respeito do impacto das estruturas urbanas básicas sobre nossa saúde.

“O novo modelo da sociedade urbana tem também relevantes implicações em saúde, incluindo os problemas sociais relacionados às iniquidades em saúde como a violência, os acidentes de trânsito, a presença de doenças emergentes e reemergentes, transmissíveis ou não”, alerta Amélia Friche.

Ana Diez permanece na UFMG até dia 19 de dezembro, estando previstas novas visitas colaborativas por meio do Projeto Ciências sem Fronteiras.