Pesquisadores franceses visitam Laboratório de Simulação

Equipe está no Brasil para o 4º Simpósio Franco-brasileiro sobre Audição e Equilíbrio.

21 de junho de 2023 - , ,

Foto: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG.

Nesta terça-feira, 20 de junho, pesquisadores ligados à Universidade Clermont-Auvergne, da França, estiveram em visita às instalações de Fonoaudiologia do Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina da UFMG (LabSim). A equipe está no Brasil para o 4º Simpósio Franco-brasileiro sobre Audição e Equilíbrio, que ocorre nesta semana.

O professor Paul Avan, presidente do Congresso pelo lado francês, havia visitado o LabSim em 2015. “Percebo um avanço muito grande nesses últimos anos. Vejo instalações apropriadas para a formação dos estudantes brasileiros”, elogia.

Esse contato internacional é importante para as duas instituições. “Certos tipos de perdas auditivas podem trazer consequências negativas para o resto da vida. Então dialogar pesquisa e clínica é muito importante. Com isso, dois países com situações sanitárias diferentes podem estudar os problemas e trocar experiências para trazer soluções para esses pacientes de difícil resolução”, afirma o professor Avan.

Para a professora do Departamento de Fonoaudiologia (FON) da Faculdade de Medicina, Sirley Carvalho, a UFMG se beneficia a nível de ensino e pesquisa, além de levar avanços para a assistência em saúde. “Essa colaboração, que vem desde 2015, tem trazido avanços para a área de Fonoaudiologia. São avanços em pesquisas que podemos levar para a assistência. É uma parceria frutífera”, celebra.

Assim como em outras áreas, o campo da audiologia foi impactado nesses últimos anos pelas medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19. “A audiologia tem avançado muito nos últimos anos, tanto no campo da ciência como na inovação industrial. Entretanto, a pandemia impactou essa trajetória. Um exemplo disso são alguns laboratórios, que ficaram fechados por mais de um ano”, explica o professor francês. Contudo, segundo ele, os pesquisadores já conseguiram recuperar o tempo perdido e a área segue em pleno desenvolvimento de tecnologias.

Já para Sirley Carvalho, a pandemia no Brasil apresentou outros impactos. “A assistência ficou bastante prejudicada durante um ano. A triagem auditiva de bebês também, já que os pais tiveram medo de voltar aos ambulatórios para o acompanhamento”, afirma a professora, que preside o evento pelo lado brasileiro.

Confira fotos:

Fotos: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG.

Simpósio

O 4º Simpósio Franco-Brasileiro sobre Audição e Equilíbrio será realizado nos dias 22 e 23 de junho e discutirá os desafios levantados pela prevenção, diagnóstico e intervenção em diversas perspectivas, como déficits de equilíbrio na infância, em adultos ou idosos, exposição excessiva de música amplificada em adultos jovens, entre outros temas.

As palestras a serem ministradas em inglês ou português serão proferidas por cientistas e profissionais da área e contarão com serviço de tradução simultânea.

A palestra de abertura, ministrada pelo professor Avan, terá como tema “Orelhas envelhecidas, novas possibilidades”. Segundo o professor, o tema se faz urgente pelo envelhecimento populacional e os reflexos da perda auditiva nos idosos.

Ele apresentará novas técnicas de triagem auditiva no contexto do envelhecimento e uma nova abordagem, mais precoce e mais eficaz, para o tratamento da perda auditiva para essa população. Além disso, abordará seu protocolo de pesquisa, ligado à idade, propondo diagnóstico e tratamento.

Saiba mais no site do evento.

LabSim

O LabSim da Faculdade de Medicina da UFMG tem como missão implementar as práticas de metodologia educacional baseada em simulação, incluindo atividades de ensino, pesquisa, extensão e prática interprofissional.

Entre as atividades da Fonoaudiologia estão a Amplificação Sonora Individual, Audiologia Educacional, Processamento Auditivo e Fonoaudiologia Clínica.

Saiba mais no site do LabSim.