Pirâmide etária e saúde dos olhos

Envelhecimento da população brasileira deve aumentar a prevalência de doenças como catarata e degeneração macular relacionada à idade.


27 de maio de 2024 - , , , , ,


De acordo com dados de 2010 do IBGE, mais de 520 mil pessoas no Brasil são incapazes de enxergar, isso é, cegas. Outros seis milhões de brasileiros são considerados com baixa visão, e outros 29 milhões possuem alguma dificuldade permanente de enxergar, mesmo ao usar óculos. Segundo o professor do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Daniel Vitor Santos, a tendência para as próximas décadas é do aumento da prevalência de doenças oculares.

Isso porque, de acordo com ele, a pirâmide etária no Brasil vem se alterando, com nossa população vivendo mais e tendo uma distribuição maior de idosos em relação ao total populacional. E, das principais causas de cegueira no país, duas delas são muito prevalentes na população idosa: a catarata e a degeneração macular relacionada à idade.

A OMS afirma que apenas a catarata é responsável por 51% de todos os casos de cegueira no mundo. No Brasil, 550 mil novos casos da doença surgem a cada ano. De acordo com o professor Daniel Santos, uma das causas mais comuns da catarata é o próprio envelhecimento. “O principal tipo de catarata é a chamada catarata senil, que acontece com o envelhecimento. As proteínas que formam o cristalino dos olhos vão se modificando, outrora elas eram transparentes mas passam a ficar opacas, e essa opacidade atrapalha a passagem da luz”, explica.

Embora outras causas da catarata possam ser prevenidas, como a catarata originada de traumas ou de corticoides, o professor afirma que a catarata senil, a mais prevalente, não possui muitas formas de prevenção. Por isso, ele ressalta a importância do acompanhamento oftalmológico anual, principalmente aos indivíduos acima dos 60 anos.

Degeneração macular

A degeneração macular relacionada à idade é outra doença de grande prevalência na terceira idade. De acordo com o professor Daniel Vitor, mais de 30% dos pacientes acima de 80 anos sofrem com a degeneração macular. “A mácula é a parte central da retina, é o que nos dá a visão de detalhe, de cores, o que a gente chama de acuidade visual central. E, com o passar dos anos, a nossa retina vai se degenerando, por isso uma prevalência tão grande em idosos”, detalha o professor.

“O que está relacionado à causa da degeneração macular relacionada à idade: a exposição ultravioleta; a questão genética, de alguns polimorfismos em alguns genes que condicionam o paciente a ter um risco maior de degeneração. Então, vale lembrar: quem tem casos de degeneração na família deve ficar atento, no sentido de procurar um oftalmologista para uma avaliação, pois tem muito mais chances de desenvolver a doença”.

Professor Daniel Vitor Santos

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar prevenção à cegueira. Iremos abordar as principais causas de cegueira no Brasil e os sintomas de cada doença. Também iremos discutir as causas, os tratamentos e as maneiras de se prevenir.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.