Acesso interno

Podcast orienta sobre como comunicar notícias ao paciente e familiares

Visitas virtuais facilitam comunicação entre pacientes e profissionais de saúde com os familiares.


21 de Maio de 2020 - , , ,


Dar um diagnóstico delicado a um paciente e seus familiares é uma responsabilidade grande e que exige preparo. Neste momento, essa situação se torna mais frequente e ainda mais difícil, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) é bem clara no que diz respeito ao isolamento completo do paciente. Por isso, o novo podcast do AVASCast orienta sobre como fazer a comunicação de más notícias, como o diagnóstico da covid-19 e necessidade de internação. (Clique aqui para ouvir).

“O isolamento físico não deve impor o isolamento de informações e trocas para todos os envolvidos”, ressalta a médica e presidente da Sociedade de Tanatologia e Cuidado Paliativo de Minas Gerais (Sotamig), Sarah Ananda Gomes. Ela é convidada para esclarecer as dúvidas sobre o tema no novo episódio do AVASCast, produzido por estudantes de Medicina da UFMG.

De acordo com Sarah, os profissionais de saúde precisam estar capacitados para dar notícias “para não acontecer o burnout ou a comunicação de forma inadequada”. A síndrome de bornout é um distúrbio emocional provocada por situações de trabalho desgastantes. Ela também considera necessário adaptar os hospitais para modelos de visitas virtuais.

“Os profissionais precisam saber que tem como conciliar a humanização usando a tecnologia como aliada”, afirma.

Como comunicar?

Perguntar ao paciente o que ele sabe sobre a doença e ser honesto quanto os riscos são algumas orientações da médica e presidente da Sotamig. Ela também recomenda deixar claro que não vai haver visitas presenciais, entregar um material com informações sobre a covid-19 e não deixar de ressaltar que a maior parte dos desfechos são positivas.

“Precisamos assegurar a essas pessoas que, mesmo com a internação, com o isolamento social, vamos fazer o possível para ter contato com os familiares, que receberão notícias diariamente”, orienta.

Redes sociais

A convidada do AVASCast avalia que as visitas virtuais são alternativas importantes para a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde com os familiares. O Conselho Federal de Medicina já reconhece o Whatsapp e ferramentas similares, desde 2017, como seguras para a comunicação.

“É bem importante que cada instituição realize seus protocolos para adaptar os hospitais para um modelo de visitas virtuais, que pode ser simples e de baixo custo”, afirma. A preparação, segundo Sarah Ananda Gomes, reduz o estresse da equipe e de todos os envolvidos que precisam lidar com más notícias neste momento.

No podcast, a presidente da Sotemig dá outras orientações sobre como comunicar notícias, com qual frequência, quais ferramentas usar, dentre outras dicas. (Clique aqui para ouvir).

Como ouvir

O  AVASCast é um projeto que consiste na produção de podcasts com informações científicas sobre a pandemia. O conteúdo é direcionado tanto para profissionais de saúde quanto para a população em geral. Os áudios são disponibilizados em diferentes plataformas (AnchorBreakerGoogle PodcastsPocket CastsRadioPublic e Spotify).