Produção de podcasts da Faculdade de Medicina sobre coronavírus é citada em artigo científico

Saúde com Ciência e o Avascast estão dentro do mapeamento feito pelo estudo que evidencia o importante papel dessas produções no combate à pandemia


12 de março de 2021 - , , , ,


Durante a pandemia de covid-19, a Faculdade de Medicina da UFMG se apresenta no combate ao coronavírus por meio de diversas iniciativas, inclusive com desmitificação de fake news, divulgação de pesquisas e projetos, além de orientações sobre prevenção, por exemplo. Cerca de um ano após dar início a essas ações de comunicação, duas produções de podcasts da Faculdade, o Saúde com Ciência e o Avascast, foram reconhecidos em um artigo científico publicado na Revista de Estudo de Rádio e Mídias Sonoras, periódico da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O estudo apresenta um mapeamento de podcasts de universidades brasileiras que abordam a pandemia do novo coronavírus. A avaliação considera o papel do áudio e suas diversas possibilidades de meios em que são publicados para a ampliação do acesso às informações sobre a covid-19. O artigo destaca que o formato permite alcançar locais que as notícias não chegam com facilidade e, assim, democratiza o acesso à comunicação.

“É uma política da atual direção reforçar a utilização das tecnologias de comunicação e informação para otimizar os processos, melhorar as atividades. Isso não só internamente, na Faculdade e na UFMG, mas usar como mecanismo facilitador da comunicação com a sociedade, levando esse conhecimento resultante de pesquisas, atividades de ensino e de extensão”, afirma o professor Humberto José Alves, diretor da Faculdade de Medicina da UFMG. “Estarmos no artigo é uma forma de reconhecimento do trabalho de muitas pessoas. É a partir de uma rede de colaboração que resulta esse tipo de produção”, continua.

“Essas produções são facilitadoras na aproximação da sociedade e a universidade. E esse é um papel da instituição pública, devolver e colocar à disposição da população tudo aquilo que a UFMG e, particularmente, a Faculdade de Medicina tem a contribuir para a população. É um papel que ela confiou à universidade pública, de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão para o bem da sociedade”

Destaca Humberto Alves, que ainda pontua a democratização da informação como uma missão da universidade em unir a sociedade às produções científicas.

Outro ponto abordado no artigo é o aumento do consumo dessas produções pela população brasileira. O próprio artigo cita que “o Brasil chegou a 2019 como o segundo maior mercado consumidor de podcasts do mundo, segundo a Podcast Stats Soundbite”. E já há pesquisas evidenciando uma adesão maior durante a pandemia.  De acordo com uma avaliação do Spotify, plataforma de streaming de música, o consumo dos seus podcasts cresceu 200% durante 2020, com o isolamento social. Por isso, também, o diretor da Faculdade de Medicina manifesta orgulho de a Instituição ser vanguardista, inclusive, com sua atuação na Comunicação.  

Essa adesão cada vez maior de podcasts, acrescentando ao fato de que podem ser publicados em diferentes plataformas (sites, streaming, Youtube e redes sociais, como WhatsApp, por exemplo) e, assim, são fáceis de serem compartilhados, tornam-se uma importante ferramenta de combate às fake news, que têm crescido nos últimos anos.

“É muito gratificante ver o trabalho de toda uma equipe ser destacado, ainda mais, quando o que buscamos é levar informação e conhecimento baseado na ciência para a população, principalmente, com o objetivo de combater fakes news. Os podcasts produzidos pelo Centro de Comunicação Social nasceram com esse intuito em um momento que o ‘negacionismo’ imperava nas redes sociais. Estar ao lado de outras instituições de ensino, ser listado em um mapeamento nacional e destacado em um artigo científico nos orgulha muito.
Além do Saúde com Ciência, saber que participamos, como assessores técnicos, na produção do Avascast nos indica que também atingimos outro objetivo do CCS, auxiliar nossos professores e alunos na produção de conhecimento por meio de canais de Comunicação Social”

Ressalta Gilberto Boaventura, coordenador do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina, setor responsável pelo Saúde com Ciência e por dar apoio técnico ao Avascast.

Saúde com Ciência

O Saúde com Ciência é um programa de rádio produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e toda semana apresenta um tema relacionado à saúde. Criado em 2008, ele já abordou inúmeros temas, mas desde fevereiro de 2020 é o novo coronavírus que tem se destacado em suas pautas.

“O Saúde com Ciência tem reforçado ainda mais o seu papel no combate à desinformação neste momento de pandemia. Estamos no país inteiro, do interior às capitais, por meio de nossas rádios parceiras e serviços de streaming. Sempre levamos para os nossos ouvintes informações cuidadosamente trabalhadas e com base em fontes confiáveis, para que possam se empoderar e usufruir desse conhecimento, sem cair em fake News. Temos forte compromisso com a utilidade pública e prestação de serviço à população”

Karla Scarmigliat, jornalista do CCS

Além do programa em si, durante a pandemia, o Saúde com Ciência tem produzido spots sobre a covid-19, que conta com entrevistas com especialistas da Instituição e estão disponíveis para a população geral ou uso de outras rádios. Outro trabalho da equipe durante este período é com as orientações técnicas sobre processos e produções do jornalismo na produção do Avascast, para que os estudantes participantes do projeto possam fazer a interlocução com a sociedade. “E isso dá por meio de informações de credibilidade, que consigam traduzir conhecimentos técnicos e científicos sobre saúde para maior número de pessoas, sempre pautadas no rigor ético e no profissionalismo”, acrescenta a jornalista.

Assim como a atenção às pautas de interesse da população, o Saúde com Ciência também busca atender no seu formato e meios de publicação. Por isso sua programação foi reformulada. A partir deste mês, será um tema semanal, abordado por um especialista e divido em quatro episódios com até quatro minutos, cada um com um enfoque diferente. Assim, será veiculado de segunda a quinta-feira na rádio UFMG Educativa (104,5 FM) e outras emissoras parceiras em todo o país. Já a versão podcast reúne todos os episódios num único áudio com a versão completa da entrevista.

Além do novo formato, o programa também busca atender quanto a sua disponibilização. Há o site oficial site.medicina.ufmg.br/radio, que reúne todas as produções, a veiculação nas rádios parceiras, a versão podcast no Spotify e agora está chegando ao Google Podcasts e Breaker. Os programas também são enviados por WhatsApp a quem solicitar. Se também desejar receber, envie o pedido para o número 31 98576-0326.

Avascast

O Avas21 é um programa da Faculdade de Medicina da UFMG para inserção da tecnologia no ensino na área da saúde, principalmente no âmbito acadêmico. Com a pandemia de covid-19, tem entre suas ações o Avascast, projeto de extensão que produz podcasts com temáticas na área da saúde. Em cada episódio, temas em pauta na sociedade e área médica são debatidos por meio de entrevistas com especialistas no assunto. 

“O Avascast é um programa de podcasts voltado para a comunidade intra e extramuros, com o objetivo de levar informação científica de qualidade sobre temas relacionados à saúde. A equipe é composta por professores e alunos da Faculdade de Medicina da UFMG que, em parceria com o CCS, trabalham ativamente na produção de episódios sobre temas de relevância, considerados úteis para o público”, explica a professora do Departamento de Clínica Médica e coordenadora, Rosália Torres.

“Ao longo deste período de pandemia, esse trabalho significou abordar muitos temas voltados para a covid-19, tais como alterações respiratórias e cardiovasculares da doença, vacinação, cuidado ao paciente idoso e ao paciente que necessitou de UTI, entre outros. Foram abordados temas polêmicos, como o uso da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, e temas sensíveis, como depressão e suicídio. Tem sido um trabalho gratificante com uma equipe muito bem sintonizada e entusiasmada com o que faz”

Rosália Torres, professora coordenadora do Avas21

“Toda a equipe vibrou e recebeu com muita alegria o fato de o Avascast ter sido citado em uma publicação sobre ações da extensão durante a pandemia”, conta Rosália. “O fato de ter sido citado em um artigo publicado por outra universidade mostra sucesso na divulgação do projeto e de seus episódios, além de nos dar a dimensão da importância de continuarmos em busca do melhor formato, do melhor assunto e do melhor resultado. É muito gratificante para a equipe e, certamente, é um estímulo a mais para todos os integrantes do projeto”, completa.

O projeto já foi reconhecido em outra oportunidade, pela qualidade e serviço prestado à sociedade, com a premiação da UFMG como projeto destaque em extensão.

O Avascast está disponível em medicina.ufmg.br/avascast, no Anchor,  no Spotify e no Instagram.

Leia o artigo “Cartografia da produção de podcasts universitários no contexto da pandemia” clicando aqui. Outros duas produções da UFMG estão citados no estudo.

Acompanhe todas as ações da Faculdade de Medicina da UFMG de combate à pandemia de covid-19 no site medicina.ufmg.br/coronavírus.