Professor da Faculdade é homenageado pela Academia Mineira de Medicina

11 de dezembro de 2018

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, especialmente, na disciplina de Internato em Saúde Coletiva, o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco Rubió, recebeu o título “Mérito Médico Capital”, da Academia Mineira de Medicina. A sessão solene foi realizada no aniversário de 48 anos da Academia, comemorado no final de novembro, e também homenageou outros profissionais com os títulos “Palmas Acadêmicas”, “Mérito Médico do Interior” e “Mérito Médico In Memoriam”.

Arquivo pessoal

A disciplina Internato em Saúde Coletiva, conhecida como Internato Rural, possibilita aos estudantes da Faculdade de Medicina uma vivência diferente das salas de aula. Durante atuação nas cidades do interior de Minas Gerais e região metropolitana de Belo Horizonte, os participantes conseguem fortalecer o vínculo com pacientes e equipes de saúde e são inseridos na realidade sanitária do país.

O professor Francisco Rubió foi um dos primeiros alunos do Internato Rural e é professor da disciplina há quase quatro décadas. Para ele, no entanto, a contribuição mais marcante só veio em 2004, quando participou de um curso de aperfeiçoamento em psicologia médica. Na época, o curso foi ministrado pelos professores da Faculdade de Medicina, José Lorenzato e Geraldo Caldeira, sendo esse último ex-presidente da Academia Mineira de Medicina e quem indicou o professor à homenagem.

“É preciso levar em conta que corpo e mente são uma unidade indivisível, que é preciso conhecer a pessoa que adoece e que a relação com o paciente é decisiva no bom resultado do cuidado prestado pelo profissional”, ressalta Rubió.

Para o professor, a homenagem também é um incentivo para que a Faculdade continue com o empenho na formação dos estudantes. “O título é um reconhecimento desse trabalho, que visa um aperfeiçoamento constante da qualidade do cuidar da Saúde”, conclui.