Professor da Faculdade participa de Congresso Brasileiro de Psiquiatria Forense

Programação, que também será transmitida online, aborda internação psiquiátrica como recurso terapêutico e garantia de direitos


06 de setembro de 2019 - , , ,


Nesta sexta-feira e sábado, 6 e 7 de setembro, acontece o IV Congresso Brasileiro de Psiquiatria Forense com o tema “Internação psiquiátrica: recurso terapêutico e garantia de direitos”. O debate aborda como a psiquiatria forense pode contribuir com a abordagem da internação psiquiátrica, considerando sua interface com o Direito, como deve ser a internação psiquiátrica que respeita os direitos humanos, pensando as demandas do sujeito, as demandas da sua família ou do Estado, junto às necessidades da clínica.

“Queremos discutir a ética, a atenção comunitária em saúde mental, o funcionamento de uma rede integral em saúde mental,  a qualidade e segurança dos serviços de tratamento intensivo e quais são as evidências científicas no Brasil e no Mundo”, comenta o professor do Departamento Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Helian Nunes, integrante da comissão organizadora do evento.

O professor ainda acrescenta à programação a “abordagem do jovem com história de infrações e dos usuários de substâncias psicoativas, a pesquisa e ensino/formação na área, os protocolos assistenciais, as internações psiquiátricas involuntárias e as compulsórias, além da judicialização crescente em torno do procedimento”. E, por isso, também haverá participação do Comitê de Saúde de Minas Gerais e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante o evento, Helian Nunes também representará a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, responsável pelo grupo de trabalho da Rede de Saúde Mental da Universidade, “em busca do diálogo que promova o bem-estar, a justiça social e a equidade para os indivíduos com sofrimento mental”. 

As inscrições ainda estão disponíveis. Para saber mais sobre o evento, acesse:
www.psiquiatriaforense.org
www.facebook.com/congressopsiquiatriaforense
https://instagram.com/psiquiatriaforense?igshid=82qxji05f53g

Para ter acesso à transmissão online, é necessário entrar em contato com os organizadores através da página do Facebook.