Acesso interno

Professor da Medicina UFMG tira dúvidas sobre testes para covid-19

Perguntas foram encaminhadas pelos ouvintes do Saúde com Ciência. As respostas também estão disponíveis em formato de spots.


29 de setembro de 2020 - , , , ,


A variedade de testes para diagnosticar a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, ainda tem provocado muitas dúvidas. Qual tipo de exame e quando fazer, se o teste da farmácia é seguro e como funciona o teste com a saliva são algumas dúvidas dos ouvintes do Saúde com Ciência encaminhadas para o WhatsApp do programa de rádio nos últimos dias.

O Saúde com Ciência reuniu todas essas perguntas, que foram respondidas pelo professor do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, Fabiano de Almeida Brito. Confira a seguir:

Ouvinte: Me disseram que o teste com amostra de sangue é para saber se já tive a covid-19 e o teste que utiliza o cotonete é para saber se estou com a doença. Essa informação está correta? Qual a diferença entre os testes para diagnosticar a covid-19?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Ao fazer o teste RT-PCR no centro de saúde perto de onde moro, na Espanha, me foi inserido o mesmo Swab [cotonete] nas duas cavidades nasais e na garganta. Quando questionei a técnica se seria o mesmo Swab a inserir, ela ainda foi irônica comigo dizendo que a boca é muito mais suja que qualquer coisa. Esse procedimento de coleta é correto e eficiente?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Há estudo que afirma que a presença de anticorpos neutralizantes em que já teve a Sars-CoV-2 foi significativamente associada à proteção contra reinfecção. Isso pode modificar a testagem dos suspeitos de covid-19?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Fiz sorologia e deu 1.50 reagente. O que esse resultado significa?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Os testes de farmácias funcionam? Em qual situação devo comprar, para saber estou com a doença ou se já tive?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Consigo fazer os testes pela rede privada?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Queria fazer o teste para saber se já tive o vírus. No caso, iria fazer no laboratório. Vale a pena fazer esse teste e saber se já tive a covid-19 ou não faz diferença?

Fabiano Brito:

Ouvinte: Vi na televisão que existe um novo tipo de teste, que usa a saliva, para diagnosticar a covid-19. Como esse teste funciona? Ele é confiável?

Fabiano Brito:

Spots de rádio

Os esclarecimentos do professor Fabiano Brito sobre os testes para diagnóstico da covid-19 também estão disponíveis em formato de spots, áudios curtos e com duração média de 2 minutos.

Nota técnica

Professores do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina da UFMG elaboraram, em abril deste ano, uma nota técnica para orientar a população e os profissionais de saúde sobre quem e quando testar, as amostras biológicas adequadas para análise, o alcance e as limitações dos exames disponíveis no momento.

Aspas Sonoras

As “Aspas Sonoras”, produção do Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG, ampliam a discussão sobre os temas abordados nas séries de rádio realizadas pelo Saúde com Ciência. As matérias apresentam áudios e textos inéditos do material apurado na produção das séries.