Professor participa de audiência pública sobre dependência de drogas
30 de maio de 2017
Coordenador do Centro Regional de Referência em Drogas da Universidade Federal de Minas Gerais e professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Frederico Garcia participa, amanhã, 31 de maio, de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Frederico é coautor de estudo que busca desenvolver vacina para tratamento de dependência de cocaína. A pesquisa vem sendo desenvolvida há mais de um ano, e se baseia no uso de uma molécula sintetizada a partir das substâncias originais da própria droga que, quando aplicada no organismo, estimula a produção de anticorpos que agem combatendo os efeitos causados pelo uso do entorpecente.
A participação em audiências públicas é gratuita e aberta a qualquer pessoa. As audiências públicas são espaços de debate para diversos atores sociais, sejam eles a população em geral ou o governo, de democracia participativa, e têm objetivo de incentivar os presentes na busca de soluções de problemas públicos.
A audiência será a partir das 15h45 no Plenarinho IV da ALMG, que fica na rua Rodrigues Caldas, 30, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
Cocaína no Brasil
A discussão é de grande importância no contexto de saúde pública. Segundo o Escritório de Drogas e Crimes das Nações Unidas, o uso da substância no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial.
De acordo com resultados da Pesquisa “Conhecer e Cuidar”, realizada em 2015 com coordenação do professor Frederico, o consumo de maconha e cocaína, em Belo Horizonte, vem superando os indicadores nacionais.
A cada cem belo-horizontinos, 16 enfrentam problemas ligados à dependência química. São 408 mil pessoas. Desses, 303,9 mil consomem bebidas alcoólicas (12,2% da população da capital); 69,7 mil usam maconha (2,8%); 29,8 mil, cocaína (1,2%); e 4,9 mil crack (0,2%).