Acesso interno

Professor Unaí Tupinambás alerta população de Belo Horizonte sobre gravidade da pandemia


11 de março de 2021 - , ,


O infectologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Unaí Tupinambás, se dirigiu hoje, 11 de março, à população de Belo Horizonte com um vídeo de alerta. O professor, que faz parte dos Comitês de Enfrentamento à covid-19 da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte, ressaltou a severidade do momento pandêmico vivido na cidade e no país.

“Estamos passando, como vocês estão percebendo, uma das piores crises sanitárias e humanitárias do século XXI”, afirmou. De acordo com os dados, o Brasil registrou, na última quarta-feira, 10 de março, mais de 70 mil novos casos confirmados de covid-19, e 2.286 mortes em decorrência da doença, número recorde desde o início da pandemia.

Para o professor, o aumento das mortes pela doença, além de lastimável, pode trazer ainda mais sobrecarga aos sistemas públicos. “Podemos enfrentar também uma nova crise, que é a crise funerária”, alertou Unaí.

Ele encerrou o vídeo com um pedido para que os belo-horizontinos respeitem as recomendações sanitárias, afirmando que não é o momento para deslizes ou relaxamento. “Se possível, fique em casa, evite aglomerações, use sempre a máscara e lave as mãos. Mais do que nunca, a gente conta com a colaboração de todo belo-horizontino e belo-horizontina para que sigam rigorosamente todas as medidas sanitárias”, concluiu.

Veja o vídeo na íntegra: