Professora da Faculdade de Medicina da UFMG é premiada pela Academia Internacional de Educadores em Nutrição

Luciana Diniz Silva, do Departamento de Clínica Médica, é a primeira docente da Faculdade de Medicina a receber essa premiação internacional


26 de julho de 2022 - , ,


Captura de tela da apresentação na premiação. Tradução livre: “Minha missão brasileira é educar profissionais da área da nutrição com base no tripé da universidade pública: ensino, pesquisa, extensão”.

A professora Luciana Diniz Silva, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, foi premiada como membro destaque de 2022 no International Academy of Nutrition Educators (IANE). A premiação aconteceu de forma online, no último sábado (23), durante o 8th International Summit on Nutrition and Health e destacou a trajetória no ensino, pesquisa e extensão da docente na área de Nutrição. 

A IANE faz parte do NNEdPro Global Institute For Food, Nutrition and Health, fundada na Universidade de Cambridge (UK), e é uma academia internacional para os profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos sobre nutrição, privilegiando, em especial, a qualidade da alimentação e a promoção da saúde. A professora Luciana, que já é membro da IANE há dois anos, destaca: “O ensino da nutrição é muito importante para a formação de todos os profissionais da saúde. Então, participar da academia é uma grande oportunidade de troca de conhecimento, aperfeiçoamento e colaboração profissional na área”. 

Além disso, a docente explica que uma nutrição deficitária pode estar atrelada ao surgimento de diversas enfermidades. “Há um duplo problema relacionado à nutrição atualmente: A desnutrição, que aumentou em decorrência da crise gerada pela pandemia; e a obesidade, que pode ser associada ao desenvolvimento de diversas doenças, como pressão alta, diabetes e aumento do colesterol. Por isso o estudo sobre a nutrição é tão importante”, esclarece. 

A professora ainda declara que receber o prêmio foi uma comprovação da necessidade de prosseguir com os esforços para aprimorar o ensino da nutrição.

“Essa premiação só reforça a essencialidade de persistir na tentativa de adicionar o ensino da nutrição na graduação em Medicina e fortalecer os pilares da extensão e pesquisa na área. Além disso, essa expansão também deve se aplicar à pós-graduação, para formar educadores aptos a consolidar o ensino da nutrição” 

professora Luciana Diniz Silva

Sobre a professora

Professora Luciana Diniz. Foto: Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG

Luciana Diniz Silva é graduada em Medicina pela UFMG, com diploma de Medicina revalidado na Itália pela Universitá Degli Studi Di Catania. Fez residência médica em Clínica Médica pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e em Gastroenterologia pelo Hospital Governador Israel Pinheiro-IPSEMG. Também é mestre e doutora em Gastroenterologia pela UFMG. E tem especialização em terapia nutricional pelo GANEP Nutrição Humana, GANEP, Brasil.

Além de do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, ela é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Instituição. Luciana também participa dos grupos de pesquisa sobre temas como hepatite viral crônica,nutrição clínica e metabolismo.

Conheça mais: lattes.cnpq.br/8491363243596537.

NNEdPro 

Fundado em Cambridge (Reino Unido) em 2008, o NNEdPro Global Institute busca avançar e implementar o conhecimento sobre alimentação e nutrição na saúde. 

Por meio de parcerias interdisciplinares, o NNEdPro tem o objetivo de melhorar os sistemas de alimentação e saúde – desde a produção até o consumo – para mudar comportamentos e facilitar melhorias sustentáveis na nutrição global.

Saiba mais em www.nnedpro.org.uk.