Professora apresenta tutoria da USP neste sábado

29 de setembro de 2009

No formato de oficina prática, o objetivo é aprimorar o modelo de apoio aos estudantes de Medicina adotado na UFMG

Inscrições podem ser feitas pelo email fidelis@medicina.ufmg.br

O Centro de Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG (Cegrad) realiza no dia 3 de outubro, próximo sábado, das 8h às 12h, na sala 22, o 2° Workshop “Tutoria: Mentoring na Formação Médica”, ministrado pela professora Patricia Lacerda Bellodi, da USP. O Centro de Tecnologia Educacional em Saúde apoia a iniciativa.

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Patrícia Bellodi é membro do Centro de Desenvolvimento em Educação Médica e coordenadora técnica do Programa Tutores da Faculdade de Medicina da mesma universidade.

Na UFMG ela apresenta aos professores como funciona e os principais números registrados pela estrutura de “mentoring” da USP, desde os objetivos e seleção, até o treinamento de tutores, importância da avaliação e reflexão sobre a atividade para a elevação da qualidade da formação em Medicina.

Além de auxiliar seus alunos para a superação das dificuldades do dia-a-dia e orientá-los para melhores escolhas das atividades curriculares (disciplinas optativas, estágios, projetos de iniciação científica, etc) o professor-tutor deve colaborar no desenvolvimento técnico e emocional do estudante. Ao detectar suas dificuldades mais complexas, se for o caso deve encaminhar seu pupilo para terapia específica.

Segundo Gilmar Fidelis, da equipe que desenvolve a Tutoria na Faculdade de Medicina da UFMG, a Tutoria já registra dados relevantes. “Um fator que confere importância adicional a este evento é que ele promove a troca de experiências locais, que serão catalogadas e apresentadas no Congresso Brasileiro de Educação Médica, Cobem, em outubro”, relata Fidelis, responsável pelas inscrições.

O significado de Mentoring
Derivada do personagem Mentor, da Odisséia, de Ulisses, uma relação de mentoring se dá quando alguém experiente dá suporte a um iniciante na jornada entre um estágio e outro da vida.

Dentre os benefícios ao estudante estão essencialmente o suporte pessoal e profissional durante o processo de formação, que envolve troca de experiências, outras amizades, melhor conhecimento do curso, aumento da motivação.

Segundo Bellodi, os professores envolvidos com a tutoria devem estar comprometidos com o cuidar da pessoa do aluno.

“É fundamental que as universidades compreendam que o mentoring é uma relação entre pessoas e, portanto, sujeita a tudo “o que é humano nas relações: encontros e desencontros”, afirma. Para ela, o mentoring, compreendido como programa institucional, deve ter infraestrutura muito bem montada.

Mais informações: Centro de Graduação – 3409 9637 ou 9660.

Inscrições: fidelis@medicina.ufmg.br