Professores da Faculdade de Medicina serão homenageados por pesquisas sobre covid-19

Protagonismo da UFMG na área será foco do encontro; objetivo é homenagear grupos e pesquisadores e apresentar o trabalho feito em cinco áreas de investigação.

31 de outubro de 2022 - , ,

Foto: Arquivo/Faculdade de Medicina da UFMG.

O protagonismo da UFMG na pesquisa sobre a covid-19 será o mote de encontro agendado para a próxima quinta-feira, 3 de novembro, das 14h às 16h, no auditório da Reitoria.

Na primeira parte do evento, serão entregues certificados a autores principais de artigos publicados nas revistas Nature, Science, PNAS e The Lancet e/ou citados mais de 100 vezes em dois anos. Ana Cristina Simões e Silva, Débora Miranda e Eduardo Oliveira, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, e o professor emérito Dirceu Greco, ainda vinculado ao Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical, serão homenageados, representando seus grupos.

A seguir, outros pesquisadores da UFMG que coordenaram estudos e publicaram trabalhos de grande impacto sobre a covid farão minipalestras. Renato Aguiar, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), vai falar sobre genônica viral; Marta Giovanetti, da Pós-graduação em Bioinformática, vai relatar a investigação nessa área sobre a doença; Deborah Malta, da Escola de Enfermagem, vai apresentar seus estudos no campo da epidemiologia; Ricardo Gazzinelli, do ICB, vai abordar a pesquisa em vacinas e Milena Marcolino, da Faculdade de Medicina, vai tratar dos estudos em assistência e tratamento da covid-19.

Promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, a reunião do dia 3 integra uma série de eventos em celebração aos 95 anos da UFMG, completados neste ano. Esses eventos, sugeridos pela comunidade, vão seguir até 2023. O pró-reitor, professor Fernando Reis, ressalta que a UFMG se engajou intensamente no combate à covid, com contribuição de todos os seus setores e da pesquisa em todas as áreas do conhecimento. “Estamos reconhecendo publicamente esse esforço de tantos pesquisadores e grupos, que serão representados pelos estudos que tiveram maior repercussão mundial e melhor recepção pós-publicação”, ele diz.

Esta é a programação do encontro, que será gravado e ficará disponível no canal da PrPq no YouTube:

14h Abertura, pela reitora Sandra Goulart Almeida

14h10 – Entrega de certificados a autores principais de artigos sobre o tema covid-19 publicados nas principais revistas internacionais e/ou citados mais de cem vezes em dois anos

14h20 – Pesquisa sobre genômica viral do Sars-CoV-2
Palestra do professor Renato Santana de Aguiar, do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)14h40 – Pesquisa em bioinformática sobre a covid-19
Professora Marta Giovanetti, do Programa de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG

15h – Pesquisa em epidemiologia
Professora Deborah Carvalho Malta, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem

15h20 – Pesquisa em vacinas
Professor Ricardo Tostes Gazzinelli, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB

15h40 – Pesquisa em assistência e tratamento
Professora Milena Soriano Marcolino, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina