Professores de Valência visitam campus Saúde

04 de julho de 2012

Quatro professores da Universidade Politécnica de Valência (UPV), na Espanha, da diretoria do Biomedical Informatics Research Group (Ibime), instituto de pesquisa em informática médica vinculado à instituição de ensino espanhola, visitaram o campus Saúde da UFMG, nessa terça feira, 2 de julho.

Depois de serem recepcionados pelo diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna, os espanhóis conheceram o programa de pós-graduação em Saúde da Mulher, o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) e o Laboratório de Genômica Clínica. Eles foram também ao Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG.

Monserrat Robles Viejo, diretora do Ibime, faz apresentação na Faculdade de Medicina da UFMG

O grupo está em Belo Horizonte para participar do seminário “Brasil-Espanha: Interoperabilidade de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde”, realizado pela Escola de Ciência da Informação da UFMG em parceria com a UPV. Com palestras e cursos na área da pesquisa em informática relacionada à saúde, a proposta do seminário é proporcionar integração entre as duas instituições de ensino e divulgar a importância dos sistemas de computação na melhoria e eficácia dos atendimentos médicos.

Para Marcello Bax, professor da Escola de Ciência da Informação e um dos organizadores do seminário, que também participou da visita, esta é uma boa oportunidade para inaugurar a cooperação entre UFMG e UPV, criando caminhos para que as pesquisas realizadas pelas duas instituições possam convergir para os mesmos objetivos. ”Trata-se de uma excelente ocasião para que as duas escolas interajam e dialoguem, proporcionando sinergia entre os projetos na área da informática médica”, analisou Bax.