Professores participam de treinamento de simulador de exames de imagem

Software permitirá aulas de simulação prática para alunos do curso de Tecnologia em Radiologia.

01 de abril de 2024 - , ,

Foto: Rita Costa/Siemens Healthineers Brasil.

Durante o mês de março, professores do curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG passaram por treinamento para uso da ferramenta SmartSimulator, da Siemens Healthineers. O software é capaz de simular exames reais e realizar análise de imagens auxiliando os alunos a terem contato com os equipamentos presentes no mercado. Nova rodada de treinamento está prevista para maio.

O investimento no ensino é da ordem de R$860.000 em horas de uso da ferramenta. Com esse aporte, a UFMG se torna a primeira universidade da América Latina a ter acesso a essa tecnologia. De acordo com a professora do Departamento de Anatomia e Imagem (IMA), Priscila Santana, a qualidade da parte prática do curso será elevada de forma incalculável. “O aluno vai ter a oportunidade de trabalhar com uma ferramenta que está no mercado, aumentando significativamente a experiência prática e a qualidade do curso”, celebra.

Foto: Rita Costa/Siemens Healthineers Brasil.

Em 2019, a UFMG ganhou um projeto denominado “Núcleo Avançado de Tecnologia em Anatomia, Medicina Nuclear e Radiologia”, com aporte de investimentos. Após estudo, o grupo de professores encontrou a ferramenta SmartSimulator como solução para a demanda de ensino prático do curso.

Rita Costa, gerente de educação Siemens Heatlhineers, afirma que “a solução SmartSimulator traz aos alunos da UFMG uma experiência inovadora de aprendizagem, uma metodologia que possibilita o aluno a aprender na prática sem a necessidade de campos clínicos ou pacientes reais, preparando-o para o mercado de trabalho”.

SmartSimulator

O SmartSimulator permite educação e prática individual de equipamentos do setor médico-hospitalar para uma experiência de aprendizagem interativa, em ambiente seguro. A ferramenta simula a realização de exames de imagem, como tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética e mamografia.